21/12/2024 - Edição 2229
A Associação Atlética Portuguesa comemorou seu centenário na terça-feira (17) em uma noite inesquecível para associados, torcedores e a comunidade lusitana. A celebração foi marcada por um amistoso especial contra a Portuguesa Santista, rememorando a partida amistosa de 100 anos. Desta vez, a Lusa Carioca saiu vitoriosa por 1 a 0. O gol da vitória foi marcado pelo atacante Hélio Paraíba, recém-contratado pelo clube, em uma partida que ficará na memória do público no Estádio Luso-Brasileiro.
Após o jogo, os holofotes se voltaram para uma elegante festa de gala, realizada no ginásio do clube. O evento reuniu associados, conselheiros, diretores, parceiros e convidados ilustres, entre eles o presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), Dr. Rubens Lopes, e autoridades da comunidade portuguesa no Rio de Janeiro. Empresas parceiras que contribuíram para a trajetória centenária da Lusa também marcaram presença.
Durante a cerimônia, homenagens emocionantes foram realizadas para figuras e instituições que deixaram sua marca na história do clube. Foram destacados o departamento médico da Portuguesa, o departamento de futebol de mesa, o Hospital Procor, a Atual Clube de Benefícios com Marcelo Montezano e a Costa Branco, por sua proprietária Marcia Herreira.
Além deles, receberam tributos o jornal Ilha Notícias, representado pelo fundador José Richard e o diretor executivo, Daniel Balbi, a revista Acontecimentos Lusíadas, de Ermelinda Correa e ex-jogadores que fizeram história na Lusa. Entre eles Octávio e Zeca, que atuaram na icônica partida contra o Real Madrid, o ex-atacante Allan Barreto, consagrado como artilheiro do século do clube, e Jefferson Muniz, ex-jogador e atual gerente de futebol, representando o elenco campeão de 2021.
— Essas homenagens são um reconhecimento por aqueles que fizeram e fazem o clube se manter ativo, vivo e com força e gana para continuar crescendo mais e mais. Todos possuem uma parcela importante em nossa história — afirma o vice-presidente Marcelo Barros.
Autoridades públicas, como a vereadora Tânia Bastos e o prefeito Eduardo Paes, também foram homenageadas, o que reforça os laços do clube com a cidade do Rio de Janeiro. A festa foi animada pela Tocata da Portuguesa, grupo cultural vinculado ao clube, e por apresentações do Grupo Folclórico Luís Camões, do Clube Português de Niterói, e do Rancho Maria da Fonte, da Casa do Minho.
No fim, um grande bolo foi cortado aos coros do tradicional “Parabéns a você”, e em seguida com festa da torcida Brava Raça e TJP, presentes no evento, que entoaram cânticos comuns em dias de jogos no estádio.