Notícias

Luiz Otávio e o amor ao Newton Braga

Professor está há 4 décadas na instituição que completou 63 anos


06/04/2023 - Edição 2140

O professor foi diretor geral da escola por 16 anos
O professor foi diretor geral da escola por 16 anos

O Colégio Brigadeiro Newton Braga, tradicional instituição educacional da região, completou na terça-feira (4), 63 anos de fundação. Ao longo de mais de cinco décadas formou gerações de cidadãos que hoje carregam os ensinamentos, presentes até os dias de hoje na essência da escola, moldados na disciplina e caráter. Dentro deste contexto, destacam-se profissionais que dedicam uma vida inteira de muito trabalho e amor ao colégio, como é o caso do professor Luiz Otávio Ebendinger Martins, de 74 anos, que dirigiu a escola de 1998 até 2016 e atualmente é assessor direto do diretor geral, o Brigadeiro do Ar, Saulo Valadares.  

Luiz Otávio, carinhosamente conhecido pelo apelido de Tavinho, tem 44 anos de dedicação ao Newton Braga. Ele chegou à escola em 1979 para dar aulas de biologia para turmas do 1º e 2º grau. A sua dedicação, o profissionalismo e, principalmente, o amor ao lecionar, chamavam atenção dos alunos e era reconhecido pelo corpo docente. Não à toa foi eleito e lhe coube a missão de ser diretor geral do colégio por 18 anos, em meio a grandes dificuldades financeiras que por vezes chegou a ameaçar o funcionamento do colégio. 

— O Newton Braga representa para mim uma vida inteira. Um grande amor. Por aqui já passamos por muitas coisas boas e outros momentos ruins, com boatos que o colégio poderia fechar. E tudo isso faz parte da nossa história. Eu já poderia ter me aposentado há muito tempo, mas o sonho de ver esta instituição cada vez mais forte ainda me motiva. O meu grande prêmio é poder acompanhar dia-dia a evolução de cada aluno — afirma Luiz Otávio.  

Na opinião de ex-alunos e professores, Tavinho sempre foi um grande guerreiro à serviço do Newton Braga, e esteve lutando em diversas ocasiões em busca de recursos, muitas vezes escassos, para que este gigante da educação insulana não desmoronasse. Apesar de toda dificuldade, grandes avanços foram registrados na parte de infraestrutura e modernização da escola, além da manutenção da qualidade do ensino, que sempre foi referência.  

— Conseguimos grandes avanços neste século e temos muito que nos orgulhar. Aumentamos a quantidade de séries do primeiro segmento, inauguramos o ginásio de quadra coberta, novas salas de aula, fortalecemos nossa enfermagem, nossos cursos preparatórios, além de termos um olhar mais profundo de modernização com o advento da internet. É um legado para todos nós — disse Luiz.  

Atualmente, o Colégio Brigadeiro Newton Braga pertence a Diretoria de Ensino (Direns) da Aeronáutica, responsável pela administração das principais instituições educacionais da FAB e possui orçamento próprio. A esperança de cada vez mais dias melhores é mais que real aos 63 anos do CBNB. Todos do Colégio Newton Braga, alunos, professores funcionários e diretores nutrem orgulho pela instituição e, em especial, ao professor Luiz Otávio. Parabéns!