Notícias

Lixo está de volta à Mileto Maciel

Calçadas servem de lixeira para descarte de objetos velhos


25/03/2022 - Edição 2086

Os moradores da Mileto Maciel, no Cacuia, voltaram a conviver com o excesso de sujeira e entulho que tomam conta das calçadas
Os moradores da Mileto Maciel, no Cacuia, voltaram a conviver com o excesso de sujeira e entulho que tomam conta das calçadas

Moradores da Rua Mileto Maciel, no Cacuia, voltaram a ter problemas em relação a lixo. O local conta com poucas caçambas da Comlurb que não comportam a demanda e com isso a sujeira se acumula por vários dias nas calçadas da via. 

Há cerca de nove meses, matéria publicada no Ilha Notícias denunciou o excesso de sujeira na Mileto Maciel. Na ocasião, a Comlurb chegou a intensificar a coleta e colocou mais caçambas e poucas semanas depois um dos pontos de lixo deu lugar a um canteiro. No entanto, os moradores voltaram a conviver com muita sujeira no local. 

Nas últimas semanas, o problema se intensificou no trecho próximo ao número 220. Uma das caçambas que havia sido adicionada meses atrás hoje está de ponta cabeça, sem ser utilizada, e ainda é objeto de descarte irregular de entulho. 

Para os moradores e comerciantes, a situação tem sido bastante incômoda, pois obriga as pessoas a conviver diariamente com a sujeira, mau cheiro e insetos. Um comerciante, que preferiu não se identificar, conta que muitos moradores já pediram providências à Comlurb para solucionar a questão do lixo na Mileto Maciel. 

— Não tem um morador que não esteja incomodado. É todo dia muita sujeira nas calçadas e isso atrai centenas de moscas para cá e provoca um cheiro terrível. Sem falar que aqui você encontra de tudo quanto é coisa. Tem dias que jogam televisão, sofá, cama, abajur e até vaso sanitário — conta o comerciante, que completa em seguida — Sabe o que é pior? É que o caminhão da  Comlurb vem aqui em dia de coleta e muitas das vezes não recolhe tudo, só o que está dentro da caçamba. E nisso a sujeira vai acumulando. 

Outro ponto de crítica é a falta de colaboração dos próprios moradores da Mileto Maciel, como destaca o aposentado Antônio Miranda, 77 anos. Para ele, o problema poderia ser amenizado caso as pessoas respeitassem e jogassem o lixo apenas em local apropriado. 

— O grande problema das pessoas é a falta de educação. Às vezes a caçamba nem fica tão cheia, mas elas preferem deixar as sacolas do lado de fora porque não querem ter trabalho. Com isso prejudicam toda a vizinhança e a si mesmas. Se todos tivessem consciência de saber que o lugar de lixo é no lixo, ninguém sairia prejudicado — conta. 

A Comlurb informou que tem realizado mutirões periódicos de coleta de lixo na Rua Mileto Maciel, mas que tem encontrado resistência dos moradores.