Notícias

Lira circense ganha espaço no Guarabu

Associação de Moradores oferece aulas gratuitas para moradores


15/10/2021 - Edição 2063

As aulas são ministradas pela instrutora Katiúscia
As aulas são ministradas pela instrutora Katiúscia

A Associação de Moradores da Comunidade do Guarabu, presidida por Nilton Fernando, tem oferecido uma série de cursos e aulas gratuitas para os moradores. Entre essas atividades, um curso vem se destacando e atraindo novos adeptos. Trata-se do curso de Lira Circense, atividade praticada em um aparelho que trabalha o corpo através de exercícios de força, equilíbrio, flexibilidade e resistência. 

A lira consiste em um aro metálico suspenso e preso no teto, que permite executar posturas e movimentos acrobáticos. A modalidade tem origem no circo e se popularizou em escolas circenses, de dança e estúdios de pilates.  

A professora Katiúscia Lucena, que também é moradora da comunidade do Guarabu, é a responsável pelas aulas que reúnem semanalmente cerca de 15 alunas de diversas faixas etárias. Ela destaca que não há restrições de idade e que qualquer pessoa pode participar das aulas. 

— A lira é uma belíssima arte. Trata-se de uma modalidade que além de incentivar a criatividade, nos desafia a atingir os limites do corpo e ultrapassar barreiras que antes não imaginávamos sermos capazes de superar. Temos alunas que tinham dificuldades até para realizar movimentos simples por conta da rotina sedentária, e hoje apresentam uma evolução bem grande — conta a professora Katiúscia. 

Exercícios estimulam a flexibilidade do corpo

Para Nilton Fernando, a Associação de Moradores do Guarabu assume a cada dia um papel social mais amplo na vida dos moradores, e as aulas de lira circense fazem parte dessas novas responsabilidades. 

— A gente busca dar apoio à comunidade de diversas maneiras, e encontramos na lira uma forma de trazer um benefício físico e de autoestima para os moradores. O trabalho da professora Katiúscia está sendo bem bacana e constantemente encontro na rua alunas entusiasmadas com o curso. Isso nos traz uma alegria imensa e a certeza de que estamos fazendo um bom trabalho — finaliza Nilton. 

As aulas de lira circense acontecem todas as quintas-feiras, a partir de 19h, na sede da Associação de Moradores do Guarabu. Para se inscrever, basta comparecer ao local no horário da aula ou entrar em contato diretamente com o presidente Nilton Fernando pelo telefone 98015-6617.