Notícias

Linha para Copacabana passa pelo teste

Após fase experimental, prefeitura anuncia que linha é definitiva


07/02/2020 - Edição 1975

Passageiros aprovam a efetivação da linha que liga a Ilha até a Zona Sul
Passageiros aprovam a efetivação da linha que liga a Ilha até a Zona Sul

A linha de ônibus que liga a Ilha do Governador à Copacabana, a LECD 32, passou de modo positivo pelo período experimental e o prefeito Marcelo Crivella deverá anunciar o trajeto como parte do conjunto de linhas regulares da cidade. A linha experimental começou a circular em 28 de outubro de 2019 e durante 90 dias esteve em avaliação.

A informação é da vereadora Tânia Bastos, parlamentar que reivindicou a criação do trajeto junto a Secretaria Municipal de Transportes, atendendo uma antiga reivindicação da população insulana.

— Chegar a Zona Sul de ônibus era um sonho dos moradores da Ilha. Comprei essa briga e desde o primeiro ofício acompanho essa linha. Com o sucesso desses três primeiros meses de teste, ficou claro que tínhamos razão. A Ilha precisava de mais essa opção de destino. Muito feliz em saber que a LECD32 chegou para ficar — disse a vereadora Tânia Bastos.

A linha, cujo ponto inicial é a Praça dos Bancários, atendeu, em média, 1.800 passageiros pagantes por dia. Em janeiro foram 2 mil passageiros diariamente, nos dias úteis.

Uma enquete realizada na fanpage do Ilha Notícias, no Facebook, perguntou a opinião dos leitores sobre a nova linha. 6.225 usuários votaram e 96% aprovaram. Quase uma unanimidade.

Autoridades no momento do lançamento da linha

— A linha se faz muito necessária e beneficia os insulanos, sobretudo os que trabalham na Zona Sul. Algumas empresas pagam apenas uma passagem para a Zona Sul, o que prejudicava os moradores da Ilha. Com essa linha se abrem oportunidades para vagas de emprego na Zona Sul para os insulanos. Fico feliz pois temos muita carência de transporte público eficiente — comentou Jefferson Machado, no Facebook do Ilha Notícias.

Para a insulana Josélia Lima, que mora na Portuguesa, a opção para ir a uma praia da Zona Sul direto também é uma oportunidade muito boa de lazer para as famílias. “E o melhor, a viagem é rápida e têm ônibus com uma boa frequência também nos fins de semana. Nota 10!”

Ainda em estudos pela Secretaria de Transportes a mudança de trajeto passando pelo Cacuia, ou a criação de outro ponto final para atender moradores da Ribeira, Zumbi e Cacuia é uma expectativa para o futuro diante do aumento da demanda.