Notícias

Linha 492 precisa de mais ônibus

Passageiros criticam demora e pedem mais horários para a Zona Sul


13/05/2022 - Edição 2093

Passageiros da linha 492, que liga a ilha do Governador à Zona Sul, estão reclamando dos longos intervalos dos ônibus que operam o trajeto. De acordo com eles, a grade de horário altera com muita frequência. Além disso, o tempo de espera chega a ser de 1h a 1h30, dependendo do horário que o passageiro estiver aguardando no ponto. A linha considerada a solução para muitos insulanos que trabalham ou têm compromissos na zona sul ainda não atende de maneira eficiente a sua demanda.  

Desejo antigo dos insulanos, a linha para a Zona Sul foi inaugurada ao fim de 2019, ainda em caráter experimental e posteriormente foi efetivada na Secretaria Municipal de Transportes e a empresa Ideal passou operar o itinerário. No início, o balanço foi extremamente positivo com os moradores se adaptando rapidamente com a novidade. A ideia era que a linha funcionasse de segunda a sexta, das 6h às 22h, com intervalo de no máximo 30 minutos no horário de pico, fato que já não acontece atualmente.  

— Ela é uma linha muito eficiente que nos ajuda e evita que tenhamos que fazer baldeação no Centro da cidade para chegar na Zona Sul. Mas os horários irregulares, a falta de pontualidade, atrapalha. Muitas vezes fiquei aguardando por uma, duas horas, o ônibus que nem tinha certeza se vinha por conta desta inconstância. Precisamos urgente que reduza o tempo de espera — afirma o passageiro Leandro Almeida, que trabalha no Botafogo Praia Shopping.  

Para a insulana Sueli Freire, que também é passageira da linha, um menor intervalo de tempo no itinerário Ilha x Copacabana ajudaria até a aumentar o quantitativo de passageiros, já que ela mesmo conhece insulanos que deixaram de usar esta linha pelo fato de mais horários. A insegurança da linha, cujos passageiros já foram assaltados no coletivo fora da Ilha, pelo menos quatro vezes, também é um fator que está afastando os passageiros.  

— Muitos insulanos já deixaram de usar o 492 pelo fato do horário não atender a real necessidade. Com o intervalo longo, os ônibus ficam lotados, o que também diminui a qualidade da viagem. É preciso oferecer um serviço eficiente para à população insulana — disse Sueli.  

Procuradas, a Secretaria Municipal de Transportes e a empresa Ideal não e manifestaram até o fechamento desta edição.