Notícias

Light investe R$ 300 milhões nas redes da Ilha

Com infraestrutura totalmente nova, moderna e com maior capacidade, sistema vai entregar à região um atendimento muito mais robusto


02/08/2024 - Edição 2209

Cerca de 300 profissionais técnicos estão trabalhando 24h por dia, todos os dias da semana
Cerca de 300 profissionais técnicos estão trabalhando 24h por dia, todos os dias da semana
As ilhas do Governador e de Paquetá são abastecidas por uma rede de transmissão subaquática e subterrânea que passa por baixo da Baía de Guanabara e data dos anos 1970. Para a renovação completa deste sistema elétrico, assim como a ampliação da capacidade de distribuição de energia, as equipes da Light trabalham dia e noite desde agosto de 2023. Os investimentos neste projeto somam R$ 300 milhões e são os maiores em modernização já feitos nas últimas décadas na região.
 
Em outubro, quando a maior parte das obras estiver concluída, as ilhas terão uma nova rede de fornecimento de energia, com qualidade e capacidade comparável com as melhores do país. Antes disso, ainda em agosto, a primeira fase das intervenções estará concluída, e já será possível perceber maior estabilidade no sistema.
 
Enquanto isso, a concessionária conta com mais de 180 geradores para dar o suporte necessário à geração de energia. Os equipamentos garantem uma oferta de energia 30% superior ao que é consumido na região.
 
A concessionária está empenhando todos os esforços para minimizar os impactos à população e garantir o pleno funcionamento de serviços essenciais, como unidades de saúde e segurança. Cerca de 330 profissionais técnicos estão trabalhando 24 horas, durante todos os dias da semana, fazendo varreduras para identificar situações residuais de interrupção de energia.
 
Em alguns casos, a carga dimensionada nos geradores para um grupo de clientes não é suficiente devido ao alto número de ligações clandestinas que estão na rede. Os circuitos que levam a energia dos geradores são compostos por clientes cadastrados e pessoas que usam de forma fraudulenta a luz distribuída pela Light. Atualmente, o número de perdas na Ilha do Governador é de 36%, chegando a ultrapassar em 90% em algumas localidades com prejuízo para grande parte dos clientes regulares.
 
Obras em cinco fases
 
As obras acontecem em cinco principais frentes. A primeira fase do trabalho de modernização foi concluída em fevereiro deste ano, com a construção de uma rede auxiliar de distribuição, composta por três novos circuitos de distribuição de energia. A concessionária instalou 100 postes e construiu 33 km de rede elétrica.
 
A segunda etapa, prevista para ficar pronta em agosto, é o circuito de transmissão reforçado para restaurar o cabo que traz a energia do Continente.
 
Em outubro de 2024, a Light entregará uma nova rede de transmissão subterrânea ligando o continente às subestações da região, passando por baixo da Baía de Guanabara. Trata-se de uma infraestrutura totalmente nova, moderna e com maior capacidade. Esse sistema, somado ao já existente e que está sendo recuperado, vai entregar à região um atendimento muito mais robusto.
 
A quarta fase de trabalho será entregue em novembro de 2024, com o circuito de transmissão totalmente renovado.
 
A quinta e última frente, também em andamento e com previsão de conclusão até o final de 2025, é a renovação da estrutura original que, por ter quase 50 anos, está desgastada e apresentando problemas. Por isso, depois de estudos minuciosos e diagnósticos do sistema elétrico, a concessionária optou por realizar uma grande reforma na rede que, apesar de complexa, vai trazer redundância até a entrada definitiva das novas linhas que alimentarão a Ilha e é o caminho mais assertivo para gerar benefícios permanentes na segurança e qualidade do fornecimento de energia das ilhas.
 
Todas as frentes de trabalho estão andando ao mesmo tempo, e nesse processo, outros defeitos podem aparecer, como aconteceu neste mês de julho, quando a concessionária detectou um defeito no cabo subterrâneo de alta tensão. Mas as equipes da Light estão trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana. São mais de 300 profissionais dedicados para resolver as intercorrências o mais rápido possível.
 
Nas últimas semanas, a Light instalou 180 geradores na Ilha e já consegue oferecer à região um volume de energia maior do que a demanda. No entanto, por conta de problemas que vão desde defeitos nos cabos subterrâneos da década de 1970, quanto por conta de problemas em transformadores ou acidentes que derrubaram postes da empresa, diversas intercorrências vêm acontecendo.
 
A Light está mobilizada para a conclusão das obras com o menor transtorno possível para os cidadãos. De forma diligente e prudente, a concessionária também implementou ações para proteger os serviços essenciais à população, por meio da instalação de 95 geradores para instituições que precisam de atendimento especial (hospitais, unidades de saúde, abastecimento de água, entre outros). Clientes residências que utilizam equipamentos de suporte à vida, cadastrados na rede da Light, também são atendidos pelos geradores.