Notícias

Light inicia obras emergenciais na Ilha

Sistema será substituído e linhas alternativas minimizarão cortes


26/01/2024 - Edição 2182

Nas últimas semanas, a Ilha do Governador vem enfrentando uma grande crise no fornecimento de energia elétrica, que afetou severamente a vida dos insulanos. O sistema elétrico, arcaico, e sem a manutenção preventiva devida nas últimas décadas, colapsou e gerou dois apagões, além de cortes seletivos realizados pela concessionária Light, sob justificativa do controle de carga para evitar danos maiores à rede elétrica, que deixaram residências sem eletricidade por diversas vezes e por longas horas.  

Diante da temperatura amena nos últimos dias, não houve cortes seletivos de energia, mas a Light ainda não descarta essa possibilidade em caso de aumento de carga na região mediante a uma nova onda de calor do verão carioca.  

— Nosso maior receio é que estamos no verão e sabemos que na próxima semana já está previsto o retorno de temperaturas elevadas, beirando os 40ºC e o consumo de energia vai aumentar. É natural isso. E a solução qual vai ser? Interromper novamente o fornecimento? Isso não é justo, porque a Light sabia que a situação poderia chegar a este extremo. Agora os insulanos são obrigados a torcer para que a temperatura não eleve, porque caso ocorra a luz vai acabar — afirma o técnico em computação, Carlos Maria Pinheiro, morador das Casinhas da Portuguesa, local bastante impacto pelos cortes seletivos da Light na última semana.  

Em busca de minimizar o impacto causado pelo colapso do sistema que abastecem os insulanos, A Light iniciou de forma emergencial a instalação de 74 postes e 19,2km de rede elétrica, cujo objetivo é estabilizar o abastecimento na região. A iniciativa é parte de um projeto mais amplo que prevê a instalação total de 100 postes e 50 km de rede elétrica. Estes novos postes, instalados pela ponte velha e que se estende pela Estrada do Galeão, não impactam as operações no Aeroporto Internacional Tom Jobim, que continua operando normalmente, segundo a Light.  

As novas linhas de distribuição, conectadas à subestação do Fundão e integradas aos circuitos existentes na Ilha, proporcionarão uma rede elétrica mais robusta e flexível, no momento, já que o sistema original de energia da Ilha está em processo de reforma e precisará de um tempo maior para ser solucionado. O plano é evitar cortes repentinos de luz e estabilizar a carga para os moradores da Ilha do Governador.  

Essas três linhas adicionais aumentarão a capacidade de fornecimento de energia, atuando como recurso extra em casos de falha nos circuitos existentes. No âmbito do programa de modernização da rede, a Light está construindo três novas linhas de transmissão de energia na região. A previsão inicial é que os serviços sejam concluídos em até quatro meses, mas a concessionária informa estar comprometida em acelerar as obras para oferecer uma solução definitiva mais rapidamente.