Notícias

Liberado uso de máscaras ao ar livre

Prefeitura flexibiliza após município atingir 65% das pessoas imunizadas


29/10/2021 - Edição 2065

Novas medidas do plano de flexibilização do município do Rio estão sendo analisadas pelo Comitê Científico da Prefeitura
Novas medidas do plano de flexibilização do município do Rio estão sendo analisadas pelo Comitê Científico da Prefeitura

Na plataforma Painel Rio Covid-19, atualizado pela Secretaria Municipal de Saúde, a Ilha atualmente registra 13.326 casos da doença e 1.066 óbitos desde o início da pandemia. Nesta última semana houve atualizações e, alguns casos que haviam sido computados erroneamente para a Ilha do Governador foram retirados.  

O risco de contágio na Ilha, como em toda cidade do Rio, é moderado. Também é baixo número de pacientes internados com sintomas da Covid-19 nos hospitais da região, além do avanço da vacinação, que já alcançou 65% da população com o esquema vacinal completo. Nos postos da Ilha, por exemplo, cerca de 340 mil doses foram aplicadas, sendo 185 mil em primeira dose, 136 mil de segunda dose e 18 mil de dose de reforço. Todo este cenário positivo levou a prefeitura a decretar na terça-feira (26), o fim da obrigatoriedade de máscara de proteção em locais abertos.  

— Felizmente o cenário epidemiológico é muito favorável. O número de casos vem diminuindo e as internações caíram abruptamente, então dá muita segurança para continuar com o nosso plano de reabertura. Já estava prevista esta flexibilização. Mas não custa lembrar que para locais fechados, o uso da máscara segue sendo obrigatório — afirma o secretário de saúde, Daniel Soranz.  

Ainda, de acordo com o planejamento da prefeitura, quando a população atingir 75% com duas doses ou dose única, a obrigatoriedade de máscaras ficará mantida somente em transportes públicos e áreas hospitalares sensíveis. Segundo o prefeito Eduardo Paes, essa decisão está baseada nas informações do Comitê Científico da Prefeitura, composto por médicos infectologistas renomados da cidade e de grandes universidades.  

— Com o avanço da vacinação e a eficácia dos imunizantes, não há dúvidas que estamos vencendo a pandemia — disse entusiasmado o prefeito Paes.   

No entanto, a prefeitura segue buscando intensificar a campanha de divulgação para convencimento de pessoas que ainda não procuraram o posto de saúde para serem imunizadas. Esse índice ainda preocupa, visto que mesmo com as medidas impostas de proibição de entrada em local público sem a apresentação da carteira de vacinação, essas pessoas ainda não procuraram os centros de imunizações.