20/12/2024 - Edição 2229
No ramo de barbearias, um nome se destaca entre os profissionais da Ilha do Governador: Kléber Di Paula. Aos 42 anos, o barbeiro é reconhecido não apenas pelo talento com as tesouras, máquinas e navalhas, mas também pela história de superação e dedicação que o transformou em uma referência.
Nascido e criado na comunidade Zaquia Jorge, no Bancários, Kléber teve sua vida marcada por desafios, mas também por muita criatividade e trabalho duro. E desde jovem, buscou na atividade profissional a oportunidade de mudar de vida.
Ele trabalhou como fiscal de caixa na loja de roupas Citycol, como agente comunitário, como secretário da associação de moradores do Bancários, e como fiscal em um supermercado da região. Entretanto, Kléber tinha dificuldades para se sustentar e acumulou dívidas. Foi então que decidiu se arriscar como barbeiro.
— Quando eu havia servido a Marinha, fiz um curso de corte de cabelo e me formei como barbeiro. Mas eu nunca exerci a profissão porque na época eu via como algo pouco valorizado. Mas o que mais me moveu foi a necessidade, a vontade de prosperar — relembra.
Foi então que ele abriu sua primeira barbearia, na comunidade Zaquia Jorge, oferecendo na época o corte a 3 reais. Mesmo sendo o mais barato da comunidade, ele lembra que o começo foi repleto de desafios, tendo inclusive que deixar o espaço alugado para fazer os cortes o em sua casa.
Tempos depois, Kléber alugou um novo espaço, onde conseguiu formar uma boa clientela e se consolidar como um barbeiro respeitado dentro da comunidade. Foi então que recebeu uma proposta para abrir uma unidade na Ribeira. “Foi um novo recomeço. Porque eu já tinha uma boa clientela na favela, mas ninguém me conhecia ali. Foi então que persisti e reconstruí a minha base de clientes”, relembra.
Com o tempo, Kléber se estabilizou e conquistou a confiança não só dos moradores da Ribeira ou da Zaquia Jorge, mas de diversos insulanos. Ampliou sua marca e abriu outras quatro unidades pela região, no Zumbi, na ACM, no Village e um segundo espaço na Ribeira. Além disso, desenvolveu o primeiro plano de corte de cabelo por assinatura da região.
— Estou nesse ramo há 16 anos e não imaginava que um dia chegaria aonde cheguei. Quando eu decidi largar tudo para ser barbeiro, o meu sonho era ganhar 900 reais! Hoje eu consegui ter uma marca consolidada — conta Kléber, garantindo que deseja expandir a marca.
Além do sucesso profissional, Kléber preza pela solidariedade. Abriu um espaço kids, onde faz cortes voltados a crianças com autismo, TDAH e hipersensibilidade, prestando um atendimento humanizado. Também realiza cursos para jovens das comunidades da região para ingressarem no meio das barbearias, trabalhando com ele ou para iniciarem seu próprio negócio.
Casado há três anos com Ruth, Kléber é pai de Mickaelly, de 16 anos, e Davi, de 10. Alegre e alto astral, se diz um apaixonado pela vida. Kléber também é uma pessoa de grande caráter e perseverante, características que o fizeram ser o profissional referência que é hoje.
Kléber di Paula é Gente da Ilha!