Notícias

Jovens formam grupo para limpar praias

Projeto “Limpar o Mundo” quer motivar mais gente a manter limpa a orla


21/08/2020 - Edição 2003

Grupo recolhe em média 117kg de lixo das praias
Grupo recolhe em média 117kg de lixo das praias

Não é de hoje que os insulanos precisam conviver em meio ao lixo nas praias da região. A poluição da Baía de Guanabara unida à falta de consciência de alguns faz com que essa realidade seja comum, embora indesejada. Diante desta situação, o insulano Kaleo Maciel, de 25 anos, motivado pelo desconforto de caminhar ao lado de lixo à céu aberto, criou há dois meses o Projeto Limpar o Mundo, cujo objetivo é retirar lixo das praias da Ilha, diariamente em dois turnos.

A iniciativa já conta com diversos voluntários que mostram todos os dias que ajudar as águas da Baía pode ser uma missão simples. As coletas diárias são separadas em grupos de 15 voluntários por turno que retiram, em média, 117kg de lixo das praias. Os colaboradores realizam as ações com luvas apropriadas, tênis, sacos de lixo, além de máscara e álcool em gel para se protegem da pandemia.

— Começamos com a ideia de ir limpando as ruas pelo caminho que andávamos mas, em um dia fui caminhar com a minha avó e a minha irmã na orla do Quebra Coco, e eu nunca tinha visto a maré tão baixa. Quando eu vi uma fileira de lixo de garrafas pet, foi como se fosse um sinal para eu começar. Depois diversos amigos e moradores se manifestaram para ajudar. Eles já queriam fazer alguma coisa, mas não sabiam como — conta Kaleo.

O fundador Kaleo Maciel

Agora, faça chuva ou faça sol, os voluntários estão nas praias prontos para cumprir a missão e bater a meta diária. Se engana quem acha que eles se incomodam com comentários, do tipo “Estão enxugando gelo” ou “Não adianta nada, limpam e no outro dia já está tudo sujo”. Essas palavras, segundo Kaleo servem como motivação para continuar e crescer o Projeto Limpar o Mundo. “Nossa ideia é chamar atenção e assim educar as crianças e jovens. O jovem tem uma outra visão das coisas e devemos usar isso para impactar nossos amigos, outros jovens, crianças e servir de inspiração também aos adultos e nossos pais, disse a engenheira ambiental e atriz Thaiane Maciel, irmã de Kaleo.

Grupo também retira o lixo entre as pedras da orla

O grupo está de braços abertos para receber novos voluntários. Afinal, segundo eles, todos são bem-vindos para “Limpar o Mundo”. A ideia é expandir a ação para as outras praias da Ilha, além do Jardim Guanabara.

— Caso não possa ajudar fisicamente, o interessado pode contribuir divulgando o instagram @limparomundo e fazer a sua parte tirando o lixo da própria rua. Estamos abertos para receber doações de materiais usados para a limpeza e materiais de proteção. O importante é ajudar — finalizou Rebecca Henze.