15/09/2023 - Edição 2163
A trajetória de José Carlos Amaral está intimamente ligada com a história da Peça Oil, a maior e uma das mais tradicionais oficinas mecânicas da região, fundada há mais de 53 anos. José Carlos construiu uma história de sucesso tanto no âmbito profissional como em sua vida pessoal.
Nascido e criado na Ilha do Governador, José Carlos passou sua infância no Tauá, mas desde cedo mostrava muita disposição para o trabalho. Aos 12 anos, já trabalhava na feira com o seu irmão. Curiosamente, nessa idade já montava carrinhos de rolimã para ajudar a carregar as compras da família na feira, revelando um instinto empreendedor e interesse por veículos ainda jovem.
Com 18 anos, teve seu primeiro emprego de carteira assinada, como servente na antiga Emaq (atual estaleiro Eisa). Posteriormente, José Carlos trabalhou na construção do Aeroporto do Galeão e depois na empresa GGS Indústrias Gráficas. Ele rumou para o mundo corporativo e foi trabalhar na antiga Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. E nesse período decidiu abrir um negócio juntamente com seu pai, e em 1970 inaugurou a Peça Oil, que funcionava inicialmente na esquina da Rua Muiatuca com a Estrada do Galeão, no Jardim Carioca.
— No começo entrei como sócio do meu pai, que administrava de fato a empresa e eu me dividia entre a Bolsa de Valores e a oficina. No entanto, a Bolsa fechou aqui no Rio na década de 1980 e as empresas mudaram para São Paulo. Eu preferi ficar e passei a me dedicar à oficina em tempo integral — conta José Carlos.
Com o passar dos anos, a oficina prosperou e foi aumentando a sua capacidade de atendimento e mudou de local duas vezes. Inicialmente foi para a Estrada do Galeão, número 492, e depois para a Estrada do Rio Jequiá, 25, onde funciona há mais de 20 anos. Neste espaço, a Peça Oil se consolidou como uma das principais oficinas da região, com mais de 60 funcionários e centenas de atendimentos por mensalmente.
— Sempre foi um desafio muito grande aqui na oficina. No início focamos nosso atendimento aos veículos particulares e nos dedicamos por mais de 30 anos. Hoje temos a oportunidade de prestar serviços para órgãos públicos, como o Governo do Estado e algumas Prefeituras. É uma luta constante, mas que vale a pena! — afirma, completando em seguida — A confiança de nossos clientes nos permitiu estar aqui na Ilha há 53 anos. Sempre procuramos trabalhar corretamente, com dedicação e honestidade.
Casado há 25 anos com Rose e pai de quatro filhos (Bruno, Aline, Rodrigo e Leonardo), aos 74 anos José Carlos olha para a família com orgulho e se sente realizado pela trajetória pessoal e profissional que construiu e é reconhecido e respeitado na Ilha do Governador e na cidade do Rio de Janeiro.
— Eu me sinto um vitorioso. Depois de tantos anos de altos e baixos, consegui passar pelas dificuldades com muito sacrifício e pude criar minha família. Hoje meus quatro filhos estão casados, com suas vidas e andando com as próprias pernas. É um orgulho pra mim — diz José Carlos.
José Carlos é um exemplo de ser humano, um empreendedor sensível e de sucesso. É Gente da Ilha!