Notícias

Jonas de Lima é destaque paralímpico

Velocista insulano é guia de Felipe Gomes e participou do Parapan


01/12/2023 - Edição 2174

No cenário do esporte paralímpico, um insulano tem despontado nas principais competições de atletismo do mundo. Jonas de Lima é atleta guia do velocista Felipe Gomes, uma parceria que vem rendendo bons frutos nos últimos anos. 

Nascido e criado no Dendê, Jonas conheceu o atletismo ainda jovem e com 7 anos de idade já se destacava de torneios na escola e na ACM-Ilha. Com o passar dos anos, Jonas construiu uma boa carreira como velocista e chegou a conquistar títulos importantes, como o Campeonato Brasileiro e o Sul-americano. Entretanto, foi no esporte paralímpico que ele Jonas se encontrou. 

— Antes de ser atleta guia, eu já tinha uma carreira. Mas posso dizer que como atleta guia eu cheguei a lugares que não cheguei e provavelmente não chegaria como atleta convencional. Isso me traz uma satisfação, porque além de estar realizando um sonho, estou ajudando outra pessoa a realizar o sonho dela — conta Jonas. 

Jonas começou como guia de Viviane Ferreira, esposa de Felipe Gomes. Mas pouco tempo depois, se tornou o guia de Felipe, em uma parceria que já dura oito anos. E logo no primeiro ano juntos, a dupla teve uma atuação de destaque. Felipe e Jonas conquistaram uma medalha de ouro e duas medalhas de prata nas Paralimpíadas de 2016, disputada no Rio de Janeiro. Desde então, a dupla vem tendo boas participações nas principais competições mundiais. 

— A maior dificuldade para um atleta guia é manter o sincronismo com o atleta principal. Por isso que eu digo que o atleta guia precisa estar em um nível de performance acima do companheiro. Estando nessa condição, é possível conversar com ele durante a prova, falar, incentivar e manter o ritmo — explica Jonas, contando em seguida — Nós treinamos de segunda à sábado e criamos um vínculo muito bom. Na competição a gente precisa usar uma guia, mas a nossa sintonia é tão grande que treinamos sem usar a guia, só encostando o braço no outro. 

Recentemente, Felipe e Jonas conquistaram o Mundial de Atletismo, disputado em Paris (FRA), e estiveram nos Jogos Parapan-Americanos, realizados em Santiago (CHI). Apesar de não terem conquistado medalha, Jonas trata com orgulho a participação na competição. 

Agora, Jonas vive a expectativa de participar de mais um Mundial, que vai ser disputado em Kobe (JAP), e a sua segunda Paralimpíada, em Paris. Ele e Felipe já estão classificados para as competições, que acontecem em 2024, e focam na preparação desde já. 

— Eu posso dizer que o esporte mudou a minha vida. Foi graças ao esporte que tive as oportunidades que tenho hoje. Então eu sempre trago comigo a minha história e a minha raiz, que está no Dendê. E e é muito gratificante poder levar toda essa trajetória de vida para as competições — finaliza Jonas.