Gente da Ilha

João faz a sua papelaria ser referência


08/11/2024 - Edição 2223

À frente de uma das papelarias mais tradicionais da região, João Manuel Camilo Peneiras é o típico insulano que é muito mais do que um empresário local. É um amigo do bairro. Ele é o proprietário do Bazar Nossa Senhora da Ajuda, que é popularmente chamado de Papelaria do João, que funciona na região há 50 anos. 

Nascido e criado no Tauá, João é filho do casal de portugueses Antônio e Maria Alice, que fundaram o negócio localizado na Estrada do Dendê, 460. Na época, João estudava arquitetura, e passou a trabalhar na papelaria com os pais após concluir o curso. 

— Meu pai abriu a papelaria após se aposentar. Ele queria ter um empreendimento próprio e começou com esta loja que era em frente de onde morava. Com o tempo, eu entrei para ajudá-los e estou aqui até hoje! — relembra João. 

Desde então, o estabelecimento se tornou uma das principais referências no ramo de papelaria na Ilha do Governador, sendo inclusive uma das primeiras a vender os livros didáticos e paradidáticos que as escolas da região utilizavam em sala de aula. 

— Aqui sempre foi um local que as pessoas sabiam que iriam encontrar aquilo que procuravam. Esse é um dos nossos grandes diferenciais. Outro ponto que conta ao nosso favor é que tanto eu quanto meus pais sempre buscamos atender bem as pessoas. Isso faz toda a diferença, pois o cliente bem atendido sempre volta — afirma. 

Após o falecimento de seus pais, João deu sequência ao empreendimento e manteve o bom padrão que fez a papelaria ter sucesso, sendo a mais antiga da região em atividade. E mesmo com as mudanças, a loja segue firme e forte. 

— Mudou muita coisa desde quando a gente começou. O comércio na região deu uma arrefecida nos últimos anos e as escolas mudaram um pouco os materiais que utilizam em sala de aula, muitas vezes dando preferência para apostilas e materiais próprios. Mas é necessário se adaptar às mudanças e isso foi fundamental para que a papelaria pudesse sobreviver — conta. 

E João se diverte trabalhando. Sempre alegre, construiu uma ótima relação com os clientes da loja e muitos deles se tornaram amigos.  

— Tenho muitos clientes que já deixaram até de morar na Ilha do Governador, mas que por conta dessa boa relação e por saberem que vão encontrar o que precisam, fazem questão de vir aqui no “João da Bagunça”, no “João tem tudo”! — cita com bom humor. 

Aos 70 anos de idade, João é casado há 40 anos com Ana Maria, tem uma filha — Ana Beatriz — e uma neta — Isadora. Botafoguense, João aproveita a vida de uma forma mais sossegada. Acompanha o clube de coração, viaja aos fins de semana para seu sítio em Cachoeiras de Macacu e, sempre que possível, vai até Brasília para visitar a filha e a neta. Ainda assim, carrega um grande carinho pela Ilha do Governador. 

— Eu adoro a Ilha do Governador. É muito bom poder morar em um lugar onde você se sente acolhido, abraçado, e na Ilha eu me sinto assim — afirma. 

João é Gente da Ilha!