Notícias

Ito Melodia lança bloco de carnaval

O Bloquito vai desfilar pelas ruas da região na quarta-feira de cinzas


11/10/2024 - Edição 2219

Após duas décadas sendo uma das vozes mais representativas do samba da Ilha no carnaval carioca, o intérprete Ito Melodia está prestes a realizar um sonho antigo: a criação do seu próprio bloco de Carnaval, o Bloquito. Patrono e fundador do bloco, Ito, que brilhou na União da Ilha e hoje é intérprete na Unidos da Tijuca, traz para os insulanos uma nova forma de festejar a folia de Momo. O Bloquito promete agitar as ruas da Freguesia até o Aterro do Cocotá, com um desfile marcado para a quarta-feira de cinzas, um dia geralmente mais calmo no calendário do Carnaval da Ilha. 

— O Bloquito surgiu de uma vontade antiga, algo que sempre quis fazer. Fizemos o carnaito em casa, que foi um grande sucesso, e estávamos com essa ideia agora. O objetivo é fazer um bloco diferente, alegre, irreverente, bem familiar, para fechar o carnaval com chave de ouro — explica o sambista.  

O trajeto do Bloquito será iniciado no famoso quiosque da Joelma, na Freguesia, e terminará no Aterro do Cocotá, unindo duas áreas tradicionais e muito queridas pelos moradores. "Vai ser um bloco itinerante, caminhando pelas ruas e trazendo samba e alegria para o coração da Ilha", destaca Ito, que vê nesse projeto uma homenagem às suas raízes insulanas. 

A família de Ito tem um papel central na realização desse sonho. Maria do Carmo, esposa de Ito, será a presidente do Bloquito, e a filha do casal, Maria Alice, a vice-presidente. O enredo do Bloquito neste primeiro desfile será uma homenagem a Dorinha, uma foliã apaixonada pela União da Ilha e figura marcante nas festas carnavalescas da região. Dorinha era conhecida por sua alegria contagiante e dedicação ao samba. Sua história e legado serão celebrados no desfile, que promete emocionar a comunidade insulana. 

— Ela era uma foliona de coração, sempre presente nos ensaios e desfiles, e esse enredo é nossa forma de lembrar e celebrar a alegria que ela trouxe a todos nós — disse a presidente do bloco, Maria do Carmo.  

Enquanto o enredo está terminando de ser escrito pelo poeta Gugu das Candongas, Ito já adiantou que haverá um concurso de samba, com final no dia 2 de dezembro, e convida os poetas insulanos para comporem no primeiro ano de desfile do Bloquito.  

— A ideia é não apenas desfilar, mas também fazer algo especial, que celebre o samba e a tradição da nossa comunidade. Vai dar trabalho, como qualquer bloco dá, mas a recompensa é muito maior. Ver a alegria das pessoas na rua, curtindo o samba, vai ser emocionante — finaliza.