14/08/2026 - Edição 2315
Ito Melodia vive um novo momento na carreira. Conhecido por sua trajetória como intérprete de escolas de samba, o artista aposta agora na carreira solo, com foco no samba e nas rodas de samba. O novo passo será apresentado ao público no próximo domingo, dia 16 de agosto, durante uma edição especial da Feijoada do Rival, no Teatro Rival Petrobras, no Centro do Rio.
O evento terá feijoada à vontade e show ao vivo, com o lançamento oficial do audiovisual “Ito Melodia – Ao Vivo”, projeto que reúne 16 faixas gravadas em Santos, no litoral paulista. A produção nasceu de uma parceria com a Secretaria de Cultura de Santos, cidade onde Ito mantém ligação artística há anos, inclusive com a escola de samba Unidos dos Morros.
Segundo o cantor, a gravação representa a realização de um sonho que começou há mais de duas décadas e reúne músicas inéditas, regravações e composições próprias ou em parceria com nomes ligados ao samba e ao pagode. Entre os destaques está “Amor de Pai”, composição de Júlio Bernini que ganhou uma interpretação especialmente marcante com Ito.
— O grande trabalho nosso agora, principalmente meu, é mostrar esse outro lado, mostrar para as pessoas que eu não sou só samba-enredo, também sou carreira solo — afirmou Ito.
O audiovisual também conta com participações especiais de artistas como Arlindinho, Netinho de Paula e Ana Clara, além da bateria da Unidos dos Morros. Para Ito, o trabalho é uma oportunidade de romper com o rótulo tradicional atribuído aos intérpretes de Carnaval e apresentar ao público um repertório voltado ao samba de roda.
A nova fase não significa, porém, um afastamento do Carnaval. Ito será intérprete da Acadêmicos do Grande Rio no Carnaval 2027 e encara o retorno ao Grupo Especial como mais um capítulo importante da trajetória.
Além da carreira musical, o artista também mantém atuação ligada à causa do autismo. O projeto “O Anjo Azul do Samba”, desenvolvido em parceria com Gugu das Candongas, reúne músicas, show, audiovisual e outros conteúdos voltados à conscientização. O projeto foi aprovado pelo Ministério da Cultura e atualmente está em fase de captação de recursos junto a empresas e parceiros.
Para Ito, os projetos fazem parte de uma mesma caminhada. “Quero mostrar esse outro lado do Ito Melodia que é lindo, é um projeto lindo de samba e vocês vão se apaixonar”, destacou.
A apresentação do dia 16, representa o início de uma nova etapa profissional para um artista que pretende ampliar sua presença além dos palcos do Carnaval.