Gente da Ilha

Irmãs são referência no Boogie Woogie


06/10/2023 - Edição 2166

Deni e Deli estão há 28 anos a frente da Drogaria Celeste e conquistaram a confiança da comunidade
Deni e Deli estão há 28 anos a frente da Drogaria Celeste e conquistaram a confiança da comunidade

Na comunidade do Boogie Woogie, duas irmãs são conhecidas por suas histórias de luta e resiliência. Trata-se das irmãs Deni e Deli Reis, que se tornaram referência na comunidade. 

Nascidas e criadas na Ilha do Govenador, as irmãs começaram a trabalhar ainda jovens, por influência da mãe Celeste. Desde então, não largaram mais o meio farmacêutico e construíram uma trajetória de superação diante das dificuldades. 

— Meu irmão Moisés era muito levado e minha mãe queria que ele trabalhasse para se acalmar um pouco! Ela bateu na porta da Drogaria Novo Mundo, que ficava ao lado da Escola Rotary, e pediu um emprego para o saudoso senhor Fábio. Depois a Deli foi trabalhar lá também aos 15 anos de idade e me levava, com 13 anos, para trabalhar durante as férias — conta Deni. 

Os três irmãos se desenvolveram no ramo e os pais decidiram ajudá-los a terem o próprio negócio. Foi então que o pai Moisés resolveu alugar um espaço em Nova Iguaçu para que seus filhos pudessem ter a própria farmácia. “A farmácia era tão pequena que meu pai falava que não cabia nem uma cadeira de barbeiro”, relembra Deni. 

Tempos depois, os irmãos mudaram-se para outra farmácia na Baixada Fluminense. Entretanto, quando haviam se estabilizado, sofreram um duro golpe quando a farmácia foi roubada.  

Foi então que decidiram deixar a Baixada Fluminense para regressar à Ilha do Governador. Enquanto Moisés abriu uma farmácia na Freguesia, as irmãs Deni e Deli foram trabalhar na Drogaria Boriloy, uma das farmácias mais tradicionais localizada no Cacuia. Neste período enfrentaram outro percalço em suas vidas. 

— Nós ficamos muitos anos na Boriloy. Mas nessa época vivemos uma dificuldade porque a Deli teve um câncer e ficou muito doente. Ela tinha que praticamente fazer uma operação a cada 20 dias e isso nos descapitalizou muito. Mas entre salvar a vida dela e o dinheiro, ficamos por salvá-la — conta Deni. 

Curada da doença e reestabilizadas financeiramente, Deni e Deli resolveram dar um passo adiante. Foi quando saíram da Drogaria Boriloy para a abrir uma farmácia na comunidade do Boogie Woogie, na Rua Visconde de Lamare. Foi lá que deram início à Drogaria Celeste, nome em homenagem à mãe delas. 

Há 28 anos neste mesmo espaço, as irmãs Deni e Deli se tornaram uma referência para a comunidade, conquistando o respeito e a admiração dos moradores do Boogie Woogie. Recentemente, as irmãs ganharam projeção nacional após participarem do programa Domingão com Huck, da TV Globo. Além de contar suas histórias, foram presenteadas no programa com uma reforma da drogaria. 

— Minha mãe tinha um sonho de que ela ficasse famosa um dia. Hoje o país todo conhece o nome da dona Celeste! — brincam as irmãs. 

Com muito trabalho e dedicação, as irmãs Deni e Deli construíram uma verdadeira relação de amor com o trabalho, mas também se tornaram exemplos de pessoas de bom caráter e que venceram as dificuldades para conquistar seus sonhos.  

Deni e Deli são Gente da Ilha!