Gente da Ilha

Insulano comanda as obras na cidade

Morador da Ilha há 34 anos, o engenheiro civil Sebastião Bruno comanda a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação


Por André Oliveira

21/06/2019 - Edição 1942

Descendente de italianos e insulano de coração, Sebastião vive há 34 anos na Ilha do Governador
Descendente de italianos e insulano de coração, Sebastião vive há 34 anos na Ilha do Governador

O insulano Sebastião Bruno, 61, é engenheiro civil há 40 anos e homem de confiança do prefeito Marcelo Crivella, que o escolheu para comandar Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação (SMIH), um dos mais importantes órgãos da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Morador da Ilha há 34 anos, ele gosta de viver na região e desfrutar das paisagens e a tranquilidade que garante só encontrar na Ilha.

Nascido e criado em Madureira, Sebastião Bruno tem na família o alicerce para seguir em frente. De descendência italiana, considera os pais Armando Bruno e Maria Francisca exemplos de vida e fonte de inspiração. Ele lembra os tempos de infância ainda em Madureira quando aproveitava os dias para soltar pipa, bater uma bola e vibrar com os jogos do Flamengo, seu time de coração.

— Eu tive uma infância de menino do subúrbio ao lado das minhas duas irmãs. Estudei em escola pública e adorava ir à rua para brincar e passar o tempo. Gostava de passar os finais de semana nas praias da Ilha do Governador, que naquela época eram limpas para um mergulho. Pegava o famoso 910 de Madureira direto pra Ilha — conta Sebastião. Um insulano de coração.

Sua facilidade em lidar com números e contas fez com que estudasse para se formar Engenheiro Civil e em seguida passou em concurso para a prefeitura do Rio em 1979 e desde então é onde trabalha. Veio morar na Ilha do Governador em 1985 a convite da irmã, que se apaixonou pela região durante um período de estudos na UFRJ.

— Lembro que minha primeira casa foi no Village, na Portuguesa. E tenho orgulho de ter participado diretamente das obras de modernização do Corredor Esportivo em 1986, quando aquele espaço público era de responsabilidade da Fundação Parques e Jardins. A Ilha é uma região altamente familiar, todos se conhecem e se encontram. Seja na fila do mercado, do banco ou em algum restaurante — conta.

Nesses 40 anos a serviço da população, trabalhou em 12 órgãos da estrutura da prefeitura que lhe deram experiência e uma visão mais ampla das prioridades do município. Sebastião mora no Jardim Guanabara e é casado com Tânia Laranjeiras, têm dois filhos, o Rafael Bruno e a Ana Carolina, além da netinha Isabella. Sobre a região, ele vislumbra um potencial muito grande na área de turismo e lazer, e reconhece que os bairros precisam de mais atenção.

— A Ilha é uma região pronta, mas que precisa de carinho e valorização de suas praças, ruas e monumentos. Todo insulano quando atravessa a ponte do Galeão é como tivesse chegado ao quintal de casa. Quero trabalhar para melhorar a manutenção dos equipamentos públicos e a iluminação da região, além de dar, de modo urgente, uma atenção especial às comunidades, cuja prioridade é obras de saneamento.

Preocupado em ajudar as pessoas que moram em ambientes com falta de infraestrutura, ele sabe que essa é a prioridade e quer ajudar para que todas as pessoas possam viver melhor e prosperar. Sua experiência profissional está em sintonia com as necessidades da sociedade atual, cujas dificuldades são enormes, mas ele quer fazer a diferença com a sua atuação séria e qualificada.