Notícias

Instituto Pró-Menor há 4 décadas na formação de jovens


05/04/2024 - Edição 2192

No sábado (30), foi realizada uma ação que distribuiu bombons e ovos de páscoa
No sábado (30), foi realizada uma ação que distribuiu bombons e ovos de páscoa

O Instituto Pró-Menor exerce um papel importante na formação cidadã de jovens insulanos. Com quase quatro décadas de atuação, a entidade segue realizando atividades para jovens em situação de vulnerabilidade.

O Instituto foi fundado em 1985 pelo militar da Força Aérea Brasileira (FAB) Carlos Roberto dos Santos, que ficou conhecido como Carlinhos Pró-Menor. Ele transformou sua experiência de morador de rua na infância e ex-interno da extinta Funabem em uma missão para evitar que outras crianças e adolescentes da região enfrentassem os mesmos desafios e pudessem ter um futuro melhor como cidadãos. Com apoio da FAB, ele concebeu o Instituto para esse propósito.

Com sede no Galeão, o Pró-Menor oferece uma gama de atividades e serviços para a população em diversas áreas. Entre elas, reforço escolar, pré-vestibular, aulas de futebol, judô e dança, cursos técnicos, bolsas de estudos na Universidade Estácio de Sá, etc.

— A Ilha do Governador hoje é a porta de entrada do menor infrator. Dentro do Degase, por exemplo, a realidade é muito dura. Então desenvolvo essas atividades como forma de dar uma nova perspectiva para os jovens, para que não tenham que passar o que passei na infância — conta Carlinhos.

No sábado (30), véspera da Páscoa, o Instituto realizou uma ação para mais de 40 crianças de comunidades do bairro do Galeão. Na ocasião, os pequeninos receberam ovos de páscoa e bombons, além de ganharem um lanche.

Além de atender crianças da região, o projeto conta com diversas filiais espalhadas pelo estado do Rio de Janeiro, uma em São Paulo, em Brasília e outra em Belém (PA). Atualmente a instituição atende mais de 80 crianças na Ilha do Governador e mais de mil em todo o Brasil

— Quanto mais crianças e adolescentes pudermos atender, eu não vou medir esforços. Nosso maior legado é esse: a criança e o adolescente. A nossa missão é contribuir na formação desses jovens para que não ocupem as ruas de forma indevida — encerra Carlinhos.

O Instituto Pró-Menor está localizado na Rua Taifeiro Osmar de Moraes, 321. Para mais informações sobre as atividades do Instituto, basta entrar em contato pelo telefone 3269-5508