Notícias

Inea libera banho em Praias da Ilha

Praia da Bica e Guanabara estão próprias para o banho, diz instituto


03/01/2020 - Edição 1970

Trecho entre as ruas Uçá e Henrique Lacombe está liberado para banho, segundo o Inea
Trecho entre as ruas Uçá e Henrique Lacombe está liberado para banho, segundo o Inea

Como as temperaturas vão subir bastante nos próximos meses, é uma boa notícia para os insulanos, a confirmação do Inea de que as águas de um trecho da Praia da Bica estão próprias para o banho. A informação é baseada na maioria das análises que o órgão fez durante os últimos meses.

Segundo o boletim do órgão, desde o meado de setembro deste ano o trecho da Praia da Bica em frente as ruas Uçá e Henrique Lacombe, estão próprias para banho. A melhoria na balneabilidade na Praia da Bica é creditada às obras que acabaram com as línguas negras, que durante muitos anos despejaram esgoto in natura nas águas da baía.

A Comlurb realiza a limpeza diária nas areias da praia

Em 2019, em dez das dezoito medições que foram realizadas, a Praia da Bica deu como própria para banho. Mas a Bica não é a única praia da Ilha que o Inea declara como própria. Na última medição, do mês de dezembro, que é válida ainda para janeiro a Praia da Guanabara, em frente à Praça Calcutá, na Freguesia, também é considerada própria para banho.

Segundo o Inea o resultado não significa que as águas estarão cristalinas, a nível caribenho, mas que a quantidade de coliformes fecais – termolerantes, encontrado a cada 100 ml de água estão aceitáveis. Se essa quantidade for menor que 2.500, então a praia é considerada própria para banho. Mas o instituto alerta para ser evitado o banho de mar nas primeiras horas após chuvas e próximo as saídas de águas pluviais ou canais de drenagem.