Notícias

Ilha terá ônibus para a Zona Sul em 30 dias

Crivella anuncia linha ligando o Bananal ao Leme


04/10/2019 - Edição 1957

Prefeito Marcelo Crivella autorizou a criação de linha em caráter experimental
Prefeito Marcelo Crivella autorizou a criação de linha em caráter experimental

O prefeito Marcelo Crivella anunciou a criação da linha de ônibus experimental ligando o Bananal ao Leme, na Zona Sul. A medida atende uma reivindicação antiga dos moradores da Ilha do Governador e deverá beneficiar grande parte da população insulana que precisa se deslocar para a Zona Sul e é obrigada a pegar, no mínimo duas conduções, perdendo muito tempo nas viagens, além dos gastos em passagens.

A medida vai aumentar as chances dos insulanos trabalharem na Zona Sul, região onde sempre tiveram dificuldades de emprego pela inexistência de transporte público, além de facilitar o acesso às praias. Segundo a vereadora Tânia Bastos, cuja insistência junto ao prefeito acelerou a decisão para a criação da linha, a empresa que vai operar o trajeto ainda será escolhida pela Rio Ônibus, e deverá utilizar veículos comuns, com ar condicionado, cuja passagem custa R$ 4,05.

De acordo com a Secretária Municipal de Transportes, Virgínia Maria Salerno, a linha vai funcionar de segunda a sexta das 6h às 22h com intervalos de 30 minutos nos horários de pico. No restante do dia a cada 60 minutos, nos dois sentidos. Nos finais de semana, os horários ainda não foram definidos. A galera que gosta de tomar banho de praia na Zona Sul vai ganhar uma boa alternativa de lazer.

A vereadora Tânia Bastos

Segundo Tânia Bastos o projeto estava em estudos há dois anos, desde quando ela encaminhou, ao então vice prefeito Fernando Mac Dowell, que acumulava o cargo de Secretário de Transportes, documento requerendo a linha. O trajeto já aprovado pelos técnicos da SMTR será pela Linha Vermelha, Via Binário, Túnel Marcello Alencar, Aterro do Flamengo seguindo finalmente pela Avenida Princesa Isabel até a praia de Copacabana. Na volta o trajeto é ao contrário.

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, o serviço será experimental por 60 dias, e poderá ser estendido por mais 30, mas vai depender do volume de passageiros para o trajeto se tornar definitivo.