Notícias

Ilha tem queda em casos de Covid-19

Pela primeira vez nos últimos dois meses, números caem em período de sete dias


21/05/2021 - Edição 2042

O secretário de Saúde, Daniel Soranz, confirma redução no número de casos em reunião com comitê científico
O secretário de Saúde, Daniel Soranz, confirma redução no número de casos em reunião com comitê científico

De acordo com a prefeitura do Rio, através do boletim epidemiológico, a Ilha do Governador diminuiu nos indicadores de novos casos, óbitos e procura da rede hospitalar por pacientes da Covid-19. Após um período de cerca de dois meses, classificada como risco muito alto para contágio, a região regrediu um estágio embora desconfortável de risco alto. A Ilha registrou mais 271 novos casos da doença, nesta semana, chegando a marca de 8.337 insulanos já infectados. No entanto, embora este número ainda esteja alto, representa uma diminuição em relação ao crescimento do mesmo período nas últimas semanas.  

O bairro do Jardim Guanabara segue liderando o ranking com mais casos confirmados do novo coronavirus e, nesta semana, assumiu o topo também do raking no número de óbitos depois de nove meses. Antes liderado pelo Jardim Carioca, agora o Jardim Guanabara representa o maior número de mortes por Covid-19 com 105 vítimasNo último fim de semana, principalmente à noite, algumas aglomerações foram registradas na Praia da Engenhoca, Praça Jerusalém, Praia da Bica e nos quiosques da Praia do São Bento, no Galeão. As autoridades encontraram dificuldades em conter essas aglomerações 

Paralelo ao descumprimento das medidas protetivas por parte de uma parcela da população insulana, o calendário de imunização para Covid-19 segue avançando com novidades. Isso porque, o cronograma, que é dividido por idade, agora está programando a imunização de duas faixas etárias por dia. A campanha ainda está na fase do grupo prioritário, que inclui apenas pessoas com comorbidades, deficiência permanente, trabalhadores da saúde, guardas municipais envolvidos em ações de saúde pública, pacientes renais crônicos, com síndrome de Down, gestantes e mulheres que acabaram de dar à luz. A expectativa é que a partir do dia 31 se inicie a vacinação por idade, sem nenhum outro pré-requisito, começando por mulheres de 59 anos.  

— Vamos mover montanhas para fazer com que esse novo cronograma possa ser cumprido. Todo mundo já foi olhar no calendário o dia que vai se vacinar. Queremos voltar a ter réveillon e carnaval, com as pessoas podendo se abraçar. Mas não custa lembrar que isso tudo depende da chegada de vacinas – explica o prefeito Eduardo Paes.  

O prefeito reforçou, através de decreto no diário oficial, que continuam suspensos na Cidade, o funcionamento de boates, danceterias e salões de dança, além da realização de rodas de samba e de festa em áreas publicas e privadas.