Notícias

Ilha registra menor índice da Covid-19

Secretário de Saúde diz que ainda não é hora para liberar o uso de máscaras


08/10/2021 - Edição 2062

Vacinação de dose de reforço avança para idosos de 60 anos enquanto cenário pandêmico está controlado, constata o prefeito
Vacinação de dose de reforço avança para idosos de 60 anos enquanto cenário pandêmico está controlado, constata o prefeito

A Ilha do Governador tem a menor taxa de transmissão da Covid-19 desde que a pandemia foi decretada. A região segue o fluxo do andamento da doença na capital, que também registrou importante queda no último mês. Nesta semana, a região registrou apenas 89 novos casos de contaminações e o número de internados em hospitais da região pelo vírus é bem baixo em relação a outros momentos da pandemia.  

Seguindo essa tendência de queda na transmissão da Covid-19, a expectativa do prefeito Eduardo Paes é, em uma semana, avançar para uma nova etapa do plano de flexibilizações definido pelo Comitê Científico da Prefeitura. Nestas novas regras, está a desobrigação do uso de máscaras em locais abertos sem aglomeração, sendo mantida a utilização em locais nos quais manter o distanciamento não seja possível.  

— Temos a menor taxa de transmissão de Covid-19 desde o início da pandemia. O menor número de pacientes internados. Não é agora que iremos desobrigar o uso de máscaras. É importante que essa comunicação fique bem clara. Só liberaremos quando a gente chegar em 65% da população total da cidade vacinada e 80% da população adulta. Acompanharemos os indicadores epidemiológicos até lá e na hora apropriada falaremos — explica o secretário de Saúde, Daniel Soranz.  

Na Ilha, o bairro do Galeão segue liderando o ranking de maior número de casos desde o início da pandemia. Já em relação aos óbitos, o Jardim Guanabara lidera com 158. A vacinação, com a dose de reforço, chega neste final de semana para os idosos com 70 anos. No início da próxima semana está prevista a imunização extra para pessoas entre 65 a 69 anos. Outro ponto abordado pela prefeitura é em relação as aulas presenciais. O Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19, da prefeitura, recomendou o retorno pleno das aulas presenciais em todas as unidades de ensino públicas ou particulares.  

— É uma irresponsabilidade não voltar às aulas. As crianças estão há dois anos sem estudar. É inaceitável que alguém não esteja tendo aulas neste momento, porque escolas estão fechadas. É muito mais danoso, hoje, com o cenário epidemiológico atual, manter uma criança fora da escola do que retornar essa criança para escola — afirma o prefeito Eduardo Paes.