Notícias

Ilha já tem 600 mortes pela Covid-19

Lockdown parcial funciona mais nas praias e centros comerciais e menos em comunidades


02/04/2021 - Edição 2035

A vacinação segue acontecendo normalmente mesmo durante o lockdown no Posto de Saúde Necker Pinto, localizado no Zumbi
A vacinação segue acontecendo normalmente mesmo durante o lockdown no Posto de Saúde Necker Pinto, localizado no Zumbi

A Ilha do Governador vive um cenário bastante complicado em relação aos números da Covid-19 e com a lotação dos hospitais públicos e privados. Nesta semana de “lockdown parcial” com o adiantamento dos feriados do mês de abril, a Ilha chegou a marca de 6.110 pessoas contaminadas e 600 óbitos confirmados em virtude do novo coronavírus. O Jardim Guanabara segue sendo o bairro de maior contaminação com 1.156 infectados e o Jardim Carioca lidera o número de óbitos com 88 mortes.

As autoridades públicas não encontraram grandes dificuldades na região no combate ao cumprimento das regras determinadas pela prefeitura diante do agravamento da pandemia. Locais de grandes aglomerações, como a Praça da Ribeira e a Praia da Bica, ficaram com as atividades comercias fechados e com pouca circulação de pessoas. Inclusive, na Praia da Bica, foi possível notar no final de semana uma frequência maior de pessoas caminhando e realizando atividades físicas individuais em horários noturnos, o que em fim de semanas normais é difícil por conta da movimentação da praia. No entanto, nas comunidades da região, foi possível notar diversas aglomerações.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirmou durante a semana que pretende flexibilizar as restrições já a partir da próxima segunda, prazo estabelecido para o fim recesso sanitário iniciado na sexta-feira (26).

– As restrições teriam uma data para começar e uma data para terminar. À medida que a gente avança nisso, quanto mais as pessoas se preservarem, respeitarem essas regras, mais a gente poderá flexibilizar a partir da próxima segunda-feira. É claro que esta decisão sobre prorrogar ou não as medidas, será tomada em conjunto com o Comitê Científico – garante o prefeito.

A cidade do Rio registrou no mês de março um aumento de 40% em internações por Covid-19 em UTI, em relação ao mês de fevereiro. A boa notícia é que o número de mortes e internações de idosos já diminuíram por causa da vacinação que ocorre em pessoas com mais idade desde o fim de janeiro. A prefeitura informou que está preparando dados que irão servir como demonstrativo da eficácia da imunização para à população. Inclusive, um novo calendário de vacinação contra o novo coronavírus foi divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. A previsão é que até o dia 24 de abril sejam vacinadas as pessoas com 60 anos ou mais.

No sábado (3), acontece a repescagem nos postos drive-thru e de saúde para as pessoas com 67 anos ou mais. A partir de segunda-feira (5), será retomado o escalonamento para pessoas a partir dos 66 anos com mulheres sendo imunizadas num dia e homens em outro.