Notícias

Ilha do Governador sofre quinto apagão

Prefeito do Rio aciona Procuradoria Geral para medidas judiciais contra a Light


02/02/2024 - Edição 2183

No primeiro dia de fevereiro, os insulanos novamente precisaram conviver com um apagão generalizado de energia elétrica. O incidente, que já se tornou recorrente na região, e tem deixado comerciantes e moradores na mão, provocou a indignação do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que não poupou críticas à atuação da concessionária Light e, através das suas redes sociais, informou que vai levar o caso à justiça.  

— Hoje mais uma vez a Ilha do Governador sofre com um apagão completo! Até diálogo tem limite — afirmou o prefeito em sua conta no X, ex-twitter, que imediatamente após a publicação, acionou a Procuradoria Geral do Município para que tome medidas legais contra à Light para garantir o fornecimento de energia na região.  

De acordo com técnicos da Light, o apagão geral de quinta-feira (31), teria sido ocasionado por um cabo de 138V, que colapsou fazendo os disjuntores desarmarem na subestação da concessionária na Ilha do Fundão. A energia na Ilha foi cortada por volta de 11h e somente retornou no final da tarde apresentando muita instabilidade. Diante desta fragilidade, a Light informou, inclusive, que mais geradores estarão sendo disponibilizados nos próximos dias. Ao todo já são mais de 60 geradores espalhados pela região e a tendência é que este número chegue a cem rapidamente.  

— Mais um dia muito difícil para nós, comerciantes. A energia acaba, a rede móvel vai embora e junto vão nossos produtos perecíveis e nosso faturamento diário. Muito, muito complicado tudo isso. O que a Light pensa? Os insulanos não merecem isso – afirma o comerciante Marcelo Reis, dono da Real Cestas Básicas.  

O problema atual no sistema de energia elétrica da Ilha é fruto de décadas de descaso e falta de manutenção, o que agora ocasiona a necessidade da troca de cabos de alta tensão para que o fornecimento de energia fica mais estável e robusto. A Light, inclusive, sabia deste problema em meados de julho de 2023, quando realizou um estudo técnico em diversas ruas da Ilha em busca de um diagnóstico para correção do problema e identificou que era necessário a troca de seis cabos, que são divididos em dois conjuntos de transmissão submersos na Baía de Guanabara, que fazem a energia chegar à Ilha.  

No entanto, a situação se agravou nos últimos dois meses com dois dos seis cabos que apresentam graves defeitos, sendo que um deles está totalmente inoperante. Desta forma, e com o aumento de consumo por conta do verão carioca intenso, a rede elétrica colapsou e agora, como medida emergencial, a Light está instalando três novos circuitos de distribuição, com a instalação de postes e a construção de uma extensa rede elétrica, que parte do Fundão, via Ponte Velha, em direção ao bairro do Galeão.