07/06/2024 - Edição 2201
Em um ato de solidariedade e criatividade, a Paróquia São José Operário, localizada no Jardim Guanabara, realizou uma campanha de arrecadação de mantimentos destinada às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul. A iniciativa ocorreu durante as celebrações do feriado de Corpus Christi, no último dia 30, e contou com uma abordagem simbólica.
Tradicionalmente, as festividades de Corpus Christi são marcadas pela confecção de tapetes ornamentais, feitos de sal e serragem, que decoram as ruas por onde passa a procissão. Entretanto, a Paróquia decidiu transformar essa tradição em um gesto de ajuda ao próximo. Em vez de materiais ornamentais, os tapetes foram feitos com alimentos, materiais de limpeza e itens de higiene pessoal doados pelos fiéis.
A campanha foi anunciada pelo Padre Olavo Luiz Bremm, que é nascido no Rio Grande do Sul. O pároco destacou a importância da solidariedade em tempos de crise e incentivou a comunidade de fiéis para contribuir com doações ao povo gaúcho.
— A festa de Corpus Christi é a festa do amor, da solidariedade e da partilha. Então isso aqui é um gesto de amor e carinho da comunidade São José Operário. Esse alimento será partilhado com os 150 necessitados que são ajudados aqui pela Paróquia e também com os nossos irmãos do Rio Grande do Sul, que perderam tudo mas permaneceram com vida. Então temos que agradecer à Deus por esse gesto de amor Brasil afora. A gente percebe uma solidariedade incrível e fazemos desta festa uma celebração de amor, ternura, solidariedade e partilha — explicou Padre Olavo.
Foram mais de três toneladas de mantimentos doados para confeccionar o tapete de mais de 60 metros que se estendeu do corredor de entrada até o altar da paróquia. Ao final do feriado, os mantimentos foram levados até a Base Aérea do Galeão, de onde estão sendo transportados as doações para o Rio Grande do Sul.