Notícias

Handebol para meninas em Tubiacanga

Aulas gratuitas formam atletas e ajudam na formação cívica


28/06/2019 - Edição 1943

Grupo de meninas que participam do projeto que é dirigido pelo professor Babinho no Colégio Guilherme Fischer
Grupo de meninas que participam do projeto que é dirigido pelo professor Babinho no Colégio Guilherme Fischer

O projeto de aulas gratuitas de handebol feminino em Tubiacanga atrai cerca de 100 crianças e adolescentes. A atividade é comandado pelo professor Márcio Grilo, conhecido como Babinho, que encontrou através do esporte uma forma de tirar as meninas da rua e oferecer uma opção de lazer e treinamento esportivo.

Babinho mora há 36 anos em Tubiacanga e iniciou as aulas de handebol há mais de 10 anos, através de um projeto na gestão do prefeito César Maia. Após o final da parceria com a prefeitura, ele continuou por conta própria mantendo o projeto. As aulas acontecem na quadra da Escola Municipal Guilherme Fischer Presser.

— Mesmo sem receber nenhuma ajuda eu decidi manter o projeto, pois é a única atividade para as meninas no bairro. Acredito na transformação do ser humano através do esporte e sei que sem o projeto, essas meninas poderiam estar aprendendo coisas ruins. Fazemos uma bela interação com as famílias para ensinar disciplina e ordem — disse Babinho.

Para fazer parte da equipe as notas no colégio precisam estar boas e o atestado médico em dia. O professor diz que a participação dos pais é fundamental, pois eles dão um feedback sobre a melhora no relacionado familiar.

Isadora Martins, 9, moradora de Tubiacanga, participa do projeto e já sonha disputar campeonatos. “É um esporte diferente e me chamou atenção. Meus pais me apoiaram em participar. Meu sonho hoje é ganhar muitas medalhas com o Handebol”.

Em virtude do projeto não ter patrocínio é feita uma vaquinha entre as alunas para conseguir comprar as bolas e os coletes. Atualmente o grupo conta com apenas duas bolas e o professor faz um apelo a quem queira ajudar com doações.

— Nossos recursos são escassos, precisamos de novas bolas e renovar o colete, pois não temos muitos. A maioria do grupo é de meninas carentes, então muitas vezes, mesmo com as vaquinhas, juntamos pouco dinheiro.

As aulas acontecem todas as segundas, quartas e quintas, a partir das 18h. Para participar basta levar a criança até o local, junto com o responsável e atestado médico. Interessados em fazer doações ao projeto podem obter informações pelo telefone 99318-7260.