Notícias

Há mais de um mês falta água no Dendê

Moradores usam garrafões d'água para as necessidades do dia-a-dia


Por André Oliveira

21/06/2019 - Edição 1942

Moradores protestam pela falta d'água na região que já dura mais de um mês
Moradores protestam pela falta d'água na região que já dura mais de um mês

As casas das ruas Catugi, Iguatemi e Sousa Gomes, no Dendê, sofrem há mais de um mês com a falta d’água. Moradores da comunidade procuraram o jornal Ilha Notícias para denunciar a angústia que as famílias estão vivendo que chega ao ponto de terem que pedir ajuda de amigos e parentes para poder utilizar água para as necessidades diárias. O calvário começou no dia 6 de maio e até esta semana vivem sem um pingo de água.

Os moradores reclamam que já perderam as contas de quantas vezes ligaram para a Cedae pedindo a solução do problema. São diversas casas prejudicadas com a falta d’água. Moradora da Rua Iguatemi, Sandra Ximenes, de 62 anos, está revoltada com a situação e cobra uma atitude mais humana da empresa.

— Eu pago conta de água todo mês e não mereço estar passando por isso. Na verdade ninguém merece. É um constrangimento muito grande e um sentimento de impotência dentro de sua própria residência. Você fica privado de receber uma visita em casa pelo simples descaso da empresa. Nós queremos que essa situação se resolva o quanto antes — reclama à moradora.

Durante a reportagem um carro da Cedae foi ao local

Enquanto o problema não é resolvido, o jeito que a aposentada Maria Aparecida, de 65 anos, encontrou foi comprar garrafões de 20 litros d’água. Ela mora com três netos e sofre de pressão alta. A situação piora nos dia de calor. “Não cai uma gota d’água. Sinceramente, não sei mais o que fazer. A desculpa da Cedae é sempre a mesma, mas falta ação. O desespero é grande. Só quem passa por uma situação como essa para entender”.

De acordo com os moradores, os funcionários da Cedae já foram ao local diversas vezes, mas não resolvem o problema. No momento que a equipe do jornal produzia a matéria, na quarta (19), funcionários da empresa fizeram uma vistoria e ficaram de voltar nos próximos dias.

Mesmo com a reclamação dos moradores e os diversos protocolos abertos, a Cedae informou através de sua assessoria de imprensa que o abastecimento apresentou redução desde o final de semana passado, e não há 45 dias. A empresa também informou que técnicos estão atuando no local para identificar algum possível vazamento drenado para galeria de águas pluviais ou obstrução em algum ponto da rede e que estão realizando manobra para reforçar ainda hoje o fornecimento de água para o local.