Notícias

Grupos de comorbidade começam a vacinar

Pessoas de 48 anos com doenças crônicas serão imunizadas até o fim de maio


23/04/2021 - Edição 2038

A professora Lilian Isidoro, 57 anos, do Ciep Olga Benário, foi imunizada contra a Covid-19 de acordo com o calendário
A professora Lilian Isidoro, 57 anos, do Ciep Olga Benário, foi imunizada contra a Covid-19 de acordo com o calendário

Começa nesta segunda-feira (26) na Ilha, o calendário de vacinação unificado contra a Covid-19 para pessoas que pertençam ao grupo de comorbidades ou deficiência permanente, trabalhadores de saúde, educação, serviços de limpeza urbana, policiais civis e militares, guardas municipais, bombeiros e agentes penitenciários em atividade. Neste sábado (24), termina a aplicação de doses em idosos com 60 anos ou mais.

Entre as justificativas para adotar a ordem de prioridade, o Ministério da Saúde ressalta que o cenário atual de limitação de doses de vacina acarretou a necessidade de estabelecimento de critérios técnicos para resguardar vidas tendo em vista a potencialidade do vírus em grupos de comorbidades. A prefeitura do Rio disse que entende como comorbidade pessoas com diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados, anemia falciforme, câncer e obesidade grave. O portador dessas doenças, deverá apresentar atestado médico.

— Já que não há vacina para todos, devem valer critérios técnicos e científicos, o importante é continuar protegendo as vidas de quem está mais exposto – disse o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

Os portadores de comorbidade e trabalhadores das áreas listadas acima vão se dividir também por faixa etária. Serão dois dias para cada idade: 26 e 27 de abril, para pessoas com 59 anos, 28 e 29, pessoas com 58 anos, 30 de abril e 1º de maio, com 57 anos e, assim em diante, pelas quatro semanas seguintes. Enquanto o calendário de imunização vai avançando, por outro lado o vírus segue circulando na região. Nesta semana foram registradas mais 366 pessoas infectadas e 36 mortes na Ilha. O que mais preocupa neste momento é a falta de leitos, já que o final de abril e início de maio são épocas em que há um aumento na busca por internações por outros problemas de saúde.

— É um momento sensível que requer um cuidado maior e que as pessoas ainda não imunizadas redobrem a atenção. O calendário de vacinação está andando e até o fim de maio a expectativa é que pessoas de 48 anos com comorbidades já estejam vacinadas. Mais do que nunca é momento de ter resiliência, continuar os cuidados básicos de evitar aglomeração, uso de álcool em gel e máscara, para que possamos olhar para o futuro com ainda mais esperança – orientou Marcelo Boaventura, médico da rede municipal de saúde.