11/09/2020 - Edição 2006
Os insulanos que caminham pela orla da Praia da Bica estão mais do que habituados a ver redes de vôlei instaladas pela faixa de areia onde grupos de amigos praticam atividades esportivas e de lazer. No entanto, começa a atrair a atenção a existência de bancos e mesas coloridas, no melhor estilo Romero Britto. Esses equipamentos e o vôlei na praia tem uma relação direta, pois a novidade é uma iniciativa de amigos que praticam o esporte todos os finais de semana no local.
Trata-se do Grupo Amigos Vôlei Bica Beach que tem realizado pequenas ações de conservação no entorno do espaço onde se reúnem para jogar voleibol, próximo ao quiosque Doctor Sax. O objetivo do grupo de insulanos é embelezar a praia para tornar o espaço ainda mais agradável e bonito.
José Luiz Aires, 64 anos, e Tértius Ribeiro, 62, contam que tudo começou quando apareceram boiando na praia um pedaço de tronco de árvore e uma tábua. Eles separaram os objetos e os transformaram em um banco e uma mesa que pouco tempo depois foram adaptados e pintados com um toque artístico.
— Começamos com os banquinhos e mesas, mas queremos fazer muito mais neste espaço. Queremos pintar os postes, cuidar das árvores que estão com cupim, instalar refletores para jogar à noite, fazer mais mesas. Enfim, a gente quer transformar esse espaço em um lugar ainda melhor — explica José Luiz.
De acordo com membros do grupo, neste momento, as atenções estão focadas no trecho onde eles jogam vôlei, mas pretendem estimular outros frequentadores da praia para replicar a iniciativa pela orla da Ilha. “Semelhante ao movimento que aconteceu na Lagoa da Conceição, em Florianópolis (SC), onde diversos artistas e artesãos se mobilizaram para embelezar os postes da região através da pintura de mosaicos”, conta Tértius.
— Nossa ideia é fazer um movimento coordenado. Em vez de ser uma ação isolada, queremos mobilizar mais pessoas que praticam outros esportes, como o futevôlei e o beach tênis, para unir forças e energia para uma ação conjunta em toda a praia. Já conseguimos o apoio do candidato a vereador Jimmy Pereira que colocou em suas prioridades, como futuro parlamentar, criar um projeto para estender a ideia para outras praias da Ilha – finaliza.
A possibilidade da ação de vândalos e pichadores não desanima o grupo. Para Tértius, a melhor forma de combater esses atos é a conservação. “Se você tem um ambiente que está sempre bonito, você desestimula as pessoas de pichar ou vandalizar. Claro que sempre haverá um para tentar estragar, mas a gente vai continuar conservando, pintando novamente, até essa pessoa cansar e desistir.”