Notícias

Grupo quer embelezar as praias com arte

Proposta de moradores que se reúnem para jogar vôlei é ampliar ideia para outras praias da Ilha


11/09/2020 - Edição 2006

Grupo de amigos quer tornar o espaço mais bonito para os frequentadores
Grupo de amigos quer tornar o espaço mais bonito para os frequentadores

Os insulanos que caminham pela orla da Praia da Bica estão mais do que habituados a ver redes de vôlei instaladas pela faixa de areia onde grupos de amigos praticam atividades esportivas e de lazer. No entanto, começa a atrair a atenção a existência de bancos e mesas coloridas, no melhor estilo Romero Britto. Esses equipamentos e o vôlei na praia tem uma relação direta, pois a novidade é uma iniciativa de amigos que praticam o esporte todos os finais de semana no local.

Trata-se do Grupo Amigos Vôlei Bica Beach que tem realizado pequenas ações de conservação no entorno do espaço onde se reúnem para jogar voleibol, próximo ao quiosque Doctor Sax. O objetivo do grupo de insulanos é embelezar a praia para tornar o espaço ainda mais agradável e bonito.

José Luiz Aires, 64 anos, e Tértius Ribeiro, 62, contam que tudo começou quando apareceram boiando na praia um pedaço de tronco de árvore e uma tábua. Eles separaram os objetos e os transformaram em um banco e uma mesa que pouco tempo depois foram adaptados e pintados com um toque artístico.

— Começamos com os banquinhos e mesas, mas queremos fazer muito mais neste espaço. Queremos pintar os postes, cuidar das árvores que estão com cupim, instalar refletores para jogar à noite, fazer mais mesas. Enfim, a gente quer transformar esse espaço em um lugar ainda melhor — explica José Luiz.

Tábua achada na água virou um banco bem colorido

De acordo com membros do grupo, neste momento, as atenções estão focadas no trecho onde eles jogam vôlei, mas pretendem estimular outros frequentadores da praia para replicar a iniciativa pela orla da Ilha. “Semelhante ao movimento que aconteceu na Lagoa da Conceição, em Florianópolis (SC), onde diversos artistas e artesãos se mobilizaram para embelezar os postes da região através da pintura de mosaicos”, conta Tértius.

— Nossa ideia é fazer um movimento coordenado. Em vez de ser uma ação isolada, queremos mobilizar mais pessoas que praticam outros esportes, como o futevôlei e o beach tênis, para unir forças e energia para uma ação conjunta em toda a praia. Já conseguimos o apoio do candidato a vereador Jimmy Pereira que colocou em suas prioridades, como futuro parlamentar, criar um projeto para estender a ideia para outras praias da Ilha – finaliza.

A possibilidade da ação de vândalos e pichadores não desanima o grupo. Para Tértius, a melhor forma de combater esses atos é a conservação. “Se você tem um ambiente que está sempre bonito, você desestimula as pessoas de pichar ou vandalizar. Claro que sempre haverá um para tentar estragar, mas a gente vai continuar conservando, pintando novamente, até essa pessoa cansar e desistir.”