Notícias

Grupo cristão intensifica ações de solidariedade na pandemia

Movimento Reino na Rua mobiliza igrejas para promover ajuda ao próximo


21/08/2020 - Edição 2003

As ações são comandadas por Guto e Lohana, e contam com o apoio de voluntários do movimento cristão
As ações são comandadas por Guto e Lohana, e contam com o apoio de voluntários do movimento cristão

A chegada do novo coronavírus mobilizou diversos grupos na Ilha do Governador para ajudar o próximo em momentos de dificuldade. Foi o que aconteceu com o movimento Reino na Rua, formado por um grupo de pessoas que manifestam muita fé em Deus, e já atua há dois anos em atividades de solidariedade e que durante a pandemia intensificou as suas ações de ajuda ao próximo.

O grupo é coordenado por dois amigos: Lohana Xavier, 29 anos, e Gutemberg Barbosa, o Guto, 35 anos. Eles fazem parte de um movimento cristão que conta com o apoio de cerca de 30 igrejas, a maioria da região. De acordo com eles, o objetivo principal do movimento é levar o amor de Deus e a esperança para as pessoas que vivem em situação de rua.

— Devido a pandemia e as dificuldades que nosso país está passando, em que muitos perderam seus empregos e estão com problemas econômicos, entendemos como também ser nossa a responsabilidade de prestar apoio e assistência social para essas pessoas — explica Lohana.

Entre as ações já realizadas durante a pandemia, se destacam as campanhas de doação de alimentos, distribuição de cestas básicas e produtos de higiene, além das quatro Caixas Solidárias, equipamento colocadas em pontos espalhadas pela Ilha — uma delas no Cocotá e três na Estrada do Galeão — e que tem atingido os objetivos de solidariedade através da arrecadação e distribuição gratuita de alimentos.

Guto e Lohana contam que o grupo busca criar novas ações de solidariedade, mas que não atua sozinho. Eles contam com a parceria da Aliança Missionária, outro movimento cristão que também atua na região, e todas terças-feiras à noite se reúnem para doar alimentos, roupas e produtos de higiene para pessoas em situação de rua.

— Além disso, a gente tenta encaminhar algumas dessas pessoas para centros de recuperação. Temos recebido depoimentos de que alguns já conseguiram se reinserir na sociedade, o que é muito bom, pois mostra que nosso trabalho deu resultado e conseguimos recuperar essas pessoas — conta Guto, com orgulho.

Para o Movimento Reino na Rua é gratificante fazer a diferença para quem precisa de ajuda e estão felizes pelo fato de estarem levando o amor de Deus para outras as pessoas. “Não estamos aqui para falar de uma igreja, e sim de um Deus vivo que me transformou e gerou esse amor dentro de mim que é tão grande que sou incapaz de contê-lo. Eu preciso levá-lo ao próximo”, explicou Guto com fé.