Notícias

Geid promove feira literária na Ilha

Ramasine anuncia festa caipira dia 6 no estacionamento da União da Ilha


05/07/2019 - Edição 1944

Diversos livros foram expostos na feira que contou com a participação de 200 pessoas
Diversos livros foram expostos na feira que contou com a participação de 200 pessoas

O Grupo de Estudos Integrais Demétrius (Geid) realizou no domingo (30), em sua sede na Freguesia, uma feira literária, denominada “Brasil Coração do Mundo, Pátria do Evangelho”, cujo objetivo foi divulgar o contexto social que vive o nosso país, baseado na obra do jornalista, crítico, contista e memorialista, Humberto de Campos. Ele ganhou notoriedade ao assinar o primeiro livro psicografado pelo médium Francisco Xavier e atualmente é o terceiro ocupante da cadeira 20 da Academia Brasileiro de Letras.

O evento, que recebeu cerca de 200 visitantes, marcou um encontro temático que reuniu música, teatro, poesia e literatura. De acordo com o presidente do Geid, Marcelo Ramasine, um dos objetivos da feira foi estimular o exercício da leitura e torná-la um hábito e contribuir para aprimorar o vocabulário, além de ajudar a preparar uma geração para construir um mundo melhor.

— O evento correspondeu nossas expectativas e conseguimos, através das dinâmicas, transmitir o objetivo da feira, que era explorar as obras de Humberto de Campos, além do incentivo à leitura. Agradeço a adesão do público, que interagiu e fez do evento um sucesso — disse Ramasine.

Gilberto D'Alma foi um dos palestrantes do evento

Coordenador do Polo Cultural da Ilha, Gilberto D’Alma, foi um dos palestrantes da feira literária. Por meio de poesias e interpretações de teatro, ele demonstrou a importância de compreender a literatura para o enriquecimento intelectual e cultural.

— Por conta da vida contemporânea agitada, os livros estão perdendo espaço, mas nós temos que lutar contra isso e salientar cada vez mais a importância da leitura. Todo evento que possibilita falarmos sobre cultura, o Polo Cultural estará presente. É uma luta diária para ajudar o cidadão, especialmente as crianças, a desenvolver senso crítico, através de livros e relatos de pessoas importantes da história — disse D’Alma.

O projeto do Geid é inserir a Feira Literária no calendário anual do grupo. O próximo evento é a festa julina, sucesso nos últimos anos, que acontece no estacionamento da União da Ilha. Informações: 3396-0374.