Notícias

Geid e CVV na luta contra a depressão

Entidades da Ilha se unem com o propósito de amparar suicidas potenciais


27/09/2019 - Edição 1956

André Trigueiro com parte do grupo de voluntários do novo CVV Comunidade
André Trigueiro com parte do grupo de voluntários do novo CVV Comunidade

O Grupo de Estudos Integrais Demétrius (Geid) lançou, em parceria com o Centro de Valorização a Vida, o CVV Comunidade Ilha, que conta com a participação de voluntários e psicólogos que dão atendimento a pessoas que sofrem de depressão e pensam em suicídio. O lançamento do projeto foi dia 16 deste mês durante palestra do jornalista André Trigueiro, no cinema do Ilha Plaza Shopping.

Com a temática do mês Setembro Amarelo, que incentiva a prevenção ao suicídio, o Conselho Comunitário de Segurança da Ilha convidou o jornalista para palestrar sobre o tema de seu livro “Viver é a melhor Opção”. Durante a palestra, André contou sua história de vida e deu estímulos de como vencer a depressão. Na ocasião, a equipe de voluntários e psicólogos, que atuará no CVV Comunidade, foi apresentada.

Segundo a coordenadora do CVV Comunidade, Alessandra Ramasine, a ideia de trazer o programa para a Ilha se deu considerando as demandas recebidas de mães que buscavam acolhimento no Geid, após seus filhos terem cometidos, ou tentado cometer, suicídio.

— Houve uma necessidade de qualificar o acolhimento em razão de alguns voluntários do Geid também atuarem simultaneamente no CVV. Daí surgiu o Projeto Geid Viva. Trabalhando juntos no mesmo propósito — disse a coordenadora Alessandra.

O programa utiliza programas de apoio emocional para pessoas de qualquer sexo, idade, religião ou profissão, indo ao encontro das pessoas com necessidade de ajuda emocional em locais risco, ajudando-as a lidar com suas realidades cotidianas e inesperadas.

Os atendimentos são realizados em instituições públicas, privadas e sociais “No núcleo Ilha do Governador, somos 20 voluntários atuando onde houver demanda por apoio emocional e oportunidade de sensibilização para o tema,” disse Alessandra.

Para ser um voluntário ou receber atendimento da equipe, basta entrar em contato pelo e-mail: cvvcomunidade.ilha@cvv.org.br.