Notícias

Garis da Comlurb decidem manter greve

Pontos de coleta acumulam lixo e mau cheiro toma conta das vias públicas


01/04/2022 - Edição 2087

Na Governador Chagas Freitas, perto do Parque Royal, lixo toma conta da calçada
Na Governador Chagas Freitas, perto do Parque Royal, lixo toma conta da calçada

A greve dos funcionários da Comlurb, que iniciou na segunda-feira (28), já causa grande impacto nos bairros da Ilha do Governador. Sem a presença dos garis realizando serviços essenciais, como a coleta regular, o lixo se acumula nas ruas e em portas de casas e prédios. O mau cheiro forte já incomoda diversos insulanos e tem atraído insetos e roedores.  

Em assembleia realizada na tarde desta quinta-feira (31), a categoria dos garis decidiu por rejeitar novamente o acordo oferecido pelo Tribunal Regional do Trabalho e vai seguir com a paralisação até que as reivindicações sejam atendidas. Dentre as pautas os garis pedem reposição de 25% das perdas salariais, pagamento do adicional de insalubridade para determinadas funções e conclusão do plano de cargos, carreiras e salários.   

— Nossa categoria está sem receber qualquer reajuste há três anos, sem, no entanto, ter deixado de socorrer a população, na limpeza e asseio da cidade, inclusive das unidades hospitalares, mesmo em meio à pandemia de Covid-19, expondo-se diariamente no cumprimento de sua imprescindível missão profissional. Este é, portanto, o momento de um reconhecimento por parte da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro e da direção da Comlurb, sobretudo quando se leva em conta que a reivindicação da categoria nada mais é do que a reposição da inflação do período — disse comunicado do Sindicato dos Empregados de Empresas de Asseio de Conservação (Siemaco).   

Lixo acumula em caçambas em frente à Vila Olímpica

De acordo com a Subprefeitura das Ilhas, os serviços de coleta regular, roçada, capina, manutenção de praças, estão praticamente parados. Nas comunidades, as lideranças vão às ruas para tentar amenizar a situação recolhendo os lixo, como no caso do Boogie Woogie com os líderes Sidney e Fabricio e na Colônia Z-10, onde Ricardo Tavares orienta a população de modo a controlar diminuir as consequências da greve. 

— A situação está bem complicada. Ainda bem que contamos com ajuda de alguns moradores que entendem o momento e nos ajudam nas ruas para diminuir impacto — afirma Sidney.  

A Comlurb, através da assessoria de imprensa, diz que segue um plano de contingência para evitar mais prejuízos à população. "A Companhia pede a colaboração da população neste período para manter a cidade limpa, respeitando dia e horário da coleta e descartando corretamente o lixo", diz a nota.