Notícias

Galeão retoma o protagonismo no Rio

Aeroporto comemora aumento de turistas e inclusão de dez rotas


21/06/2024 - Edição 2203

O Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Galeão, está vivendo um momento de renascimento e crescimento ao longo de 2024. A RioGaleão registrou números recordes de passageiros e movimentação de cargas, o que gera milhares de empregos e abre novas oportunidades, inclusive para os moradores da região, que se beneficiam pelo fato de residirem próximo ao Aeroporto.  

Dados recentes da concessionária RIOgaleão revelam um crescimento expressivo no número de passageiros internacionais que passaram pelo aeroporto no primeiro trimestre de 2024. Foram 30% a mais em comparação com o mesmo período de 2023, totalizando 593 mil pessoas de fora do país desembarcando no Galeão. Este é o maior número de voos internacionais desde 2018 para o período, e o aeroporto registra positivamente os impactos da transferência de rotas, consequência das ações conjuntas dos governos federal, municipal e estadual, que limitou voos no Aeroporto Santos Dumont em cerca de 35%. 

Entre janeiro e abril, a maioria dos turistas estrangeiros veio da Argentina, seguida por Chile, Estados Unidos, França e Portugal. A Embratur projeta que, de janeiro a dezembro, o Galeão totalize 9,2 mil voos internacionais, com dois milhões de assentos. A inclusão de dez novas rotas internacionais inéditas contribuiu positivamente para este resultado.  

— Nós sabemos que o aumento do turismo internacional acaba gerando uma receita cada vez maior e garante mais empregos e renda. Essa mudança se dá fundamentalmente pela chegada de novas rotas internacionais e pela garantia de conectividade do Galeão com outros destinos dentro do Brasil. O deslocamento de voos do Santos Dumont para o Galeão, no que diz respeito ao turismo interno do Brasil, facilitou o trabalho da Embratur para atrair novos voos — disse o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.  

As perspectivas do Galeão para o futuro são promissoras. O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou que a procura por pacotes turísticos em sites especializados na capital fluminense aumentou mais de 20% no início de 2024, em comparação com o ano anterior. Para Sabino, o aumento na demanda por turismo é um indicativo de que o Galeão continuará a desempenhar um papel crucial na atração de visitantes para o Rio de Janeiro. 

— Trabalho há dez anos no Aeroporto e posso dizer que jamais notei tamanha atenção e preocupação por parte de governantes e da equipe operacional da RioGaleão para que tudo desse certo e o Galeão voltasse a seu protagonismo. Estou feliz porque é a garantia do meu emprego e tenho visto nos últimos meses a chegada de mais e mais novos colegas insulanos — disse Marcos Assis, que trabalha no controle de tráfego do aeroporto.