Notícias

GM intensifica patrulhamento na Ilha

Comandante da unidade, Wilson Pralon, prioriza ordenamento urbano


19/06/2020 - Edição 1994

Agentes da GM distribuem máscaras como forma de prevenção a covid-19
Agentes da GM distribuem máscaras como forma de prevenção a covid-19

Decorridos cerca de um mês desde a chegada do subinspetor Wilson Pralon ao comando da 12ª Inspetoria da Guarda Municipal (IGM), órgão público municipal de segurança, a prioridade das ações estão direcionadas ao ordenamento urbano que estão sendo realizadas diariamente em pontos estratégicos da região. Paralelo a isso, em meio à pandemia, os agentes desempenham também um importante papel de conscientização sobre a necessidade do uso de máscaras em ambientes abertos e evitar aglomerações desnecessárias.

Refletindo em dados, mesmo com uma redução de 40% do efetivo por conta do afastamento temporário de alguns guardas que pertenciam ao grupo de risco da Covid-19, do dia 7 de maio até esta semana, os agentes de patrulhamento da Guarda Municipal, segundo Pralon, já percorreram 4.355km em patrulhamento por todos os bairros da Ilha do Governador. Na terça-feira (16), por exemplo, uma ação foi realizada no Cocotá, próximo ao supermercado Multi Market, cujo objetivo foi fiscalizar a presença de ambulantes irregulares que ocupavam a calçada, provocando aglomerações e sem itens básicos de proteção higiênica, além de carros estacionados em locais proibidos.

Equipe da GM realizou ação no Corredor Esportivo

— Nossas ações estão sendo dirigidas principalmente ao enfrentamento ao coronavírus e controle urbano neste período de flexibilização da quarentena. Para isso contamos com o apoio dos demais órgãos da prefeitura na região e da Polícia Militar. Desde que assumi a inspetoria da Ilha, deixei claro para os agentes que meu papel seria de gestor e o diálogo exerceria um papel fundamental para planejar ações mediante à demanda da região. A Guarda Municipal vai agir como se fosse o síndico da Ilha, de modo que a população pode confiar no trabalho que desenvolvemos — disse o subinspetor Pralon, lembrando que se inspira nos ensinamentos do livro ‘A Arte da Guerra’, de Sun Tzu.

A Praia da Bica tem sido um dos locais que tem uma atenção maior nas ações da GM. No final de semana passado, a orla registrou uma grande concentração de pessoas, principalmente em quiosques, sem os devidos cuidados de prevenção e com carros estacionados irregularmente fato que, de acordo com o inspetor, obrigou uma ação mais contundente da guarda em conjunto com outros órgãos. “As ações estão sendo intensificadas. Queremos manter a ordem na região, sobretudo no combate a aglomerações que é o principal foco do nosso trabalho neste momento”, concluiu o subcomandante Muniz.