Lusa

Futmesa da Lusa é admirado no Brasil

Atividade completa 30 anos de grandes vitórias e admiração


Por André Oliveira

27/03/2020 - Edição 1982

Os atletas lusitanos enfrentam diversos outros jogadores de clubes tradicionais
Os atletas lusitanos enfrentam diversos outros jogadores de clubes tradicionais

Com a sede fechada. mas à disposição das autoridades para utilização em ações de combate ao coronavírus, a Lusa reservadamente lembra os trinta anos de existência do departamento de futebol de mesa do clube que é sinônimo de sucesso, títulos e muitas vitórias no âmbito nacional e internacional. Pelos resultados conquistados a Portuguesa é considerada uma das principais potências da modalidade no Brasil.

Esse respeito é notado nas viagens dos atletas para outros estados durante as disputas dos campeonatos nacionais. Por equipes, a Lusa possui o título unificado de Campeã Brasileira nas modalidades livre e sectorball. Individualmente, Alênio Cheble conquistou o Brasileiro Livre e Liso, além de ter sido Campeão Sul-Americano de Sectorball.

— Em 1990 eu trouxe o futmesa para a Portuguesa, clube com uma história grandiosa em outros esportes. Hoje alcançamos degraus que elevam a bandeira da Lusa. Somos pioneiros e temos orgulho disso. Agradeço muito o apoio da diretoria e o reconhecimento pelas nossas conquistas. Nosso grupo tem como lema: “Somos fortes, porque somos unidos” — disse Pedro.

Horácio Junior, que também é atleta do clube, se destaca pela conquista do Brasileiro de Sectorball de 2017. Ele conta que começou a jogar botão no clube quando ainda era adolescente por incentivo de Alênio Cheble e, desde então, nunca mais parou. E hoje, o futmesa é uma das paixões que não consegue mais viver sem.

— As crianças antigamente cresciam soltando pipa, jogando bola e o botão sempre fez parte das brincadeiras. Eu já brincava, mas nunca havia jogado em uma mesa profissional, e quando eu tive essa oportunidade aqui na Lusa me encantei. Com muito orgulho carrego hoje a bandeira do clube do meu coração por todos os cantos deste país e, por que não, para o mundo? — disse Horácio.

O presidente da Lusa, Marcelo Barros, disse que o apoio ao vitorioso Departamento de Futebol de Mesa é importante. “É um orgulho de todos lusitanos. Nos sentimos bem a cada título conquistado. Eles fazem um trabalho digno de aplausos”.

Recentemente, sob o comando de Pedro Carlos os atletas do departamento de futmesa com o apoio da diretoria reformaram o amplo espaço, no sub-solo do ginásio, destinados exclusivamente aos treinos e jogos oficiais. E logo após o clube voltar a funcionar normalmente, os associados que se interessarem pelo esporte podem treinar na moderna sala de futmesa instalada no subsolo. Informações no site do clube: aaportuguesario.com.br