19/02/2021 - Edição 2029
O futevôlei se tornou um fenômeno nas praias da Ilha do Governador. Grupos de homens e mulheres das mais variadas idades se reúnem quase diariamente nas areias das praias da região para praticar a atividade.
O crescimento do esporte é perceptível. Basta dar uma breve caminhada pela orla. A concentração de esportistas é grande, sobretudo pela manhã e à noite. Muito desse crescimento é impulsionado pelos Centros de Treinamento (CT) localizados nas praias da Bica, Engenhoca e Ribeira, que organizam sessões de treinos, partidas e até campeonatos, com a orientação de profissionais de Educação Física e atletas mais experientes.
Um dos mais conhecidos CTs da região é o B4 Footvolley, localizado na Praia da Bica. De acordo com o professor Lorhan Borges, um dos motivos para popularização do esporte na Ilha foi a própria pandemia da Covid-19.
— Durante esse período de pandemia, as pessoas entenderam a importância que tem para a saúde praticar um esporte — explica Lorhan, completando em seguida — Agora as pessoas preferem praticar uma atividade física ao ar livre, em que o contato físico com outras pessoas e a exposição seja menor, como no futevôlei. Além disso, o clima que tem feito com bastante sol e a paisagem da Baia de Guanabara atraem novos adeptos.
O futevôlei na Ilha se tornou tão atrativo que conta com a participação até mesmo de moradores de fora da região. É o caso de Wesley de Freitas, 31 anos, morador de Duque de Caxias e há quatro meses treina na B4 Footvolley. Wesley vem para a Praia da Bica quase todos os dias após o trabalho, com exceção das sextas-feiras.
— Eu procurava uma atividade porque estava acima do peso e não gosto de academia. Conheci o futevôlei pelas redes sociais e resolvi experimentar. Nunca mais saí daqui e não tenho planos de parar. É um esporte viciante demais e o ambiente entre as pessoas é muito legal — conta Wesley, lembrando com orgulho que desde que iniciou no esporte já emagreceu 25 kg — Perdi peso e aprendi um esporte novo. Foi a melhor coisa!
Torneio do CT ID Futevôlei reuniu praticantes de todas as idades
Torneio promovido pelo Team Bugão conta com mais de 60 participantes
Arthur e André treinam forte para atingir o alto nível no esporte