Lusa

Futebol feminino ganha espaço na Lusa

Meninas que sonham jogar futebol já podem fazer parte do Fut-7 do clube


Por André Oliveira

10/09/2021 - Edição 2058

Meninas de 5 a 16 anos podem fazer treino experimental para o fut7 da Associação Atlética Portuguesa
Meninas de 5 a 16 anos podem fazer treino experimental para o fut7 da Associação Atlética Portuguesa

Conhecido como clube referência na região quando o assunto é revelar jogador para o futebol profissional, a Associação Atlética Portuguesa vem se preparando e, agora, aposta cada vez mais para expandir essa fama também para o futebol feminino. Para isso, a Lusa abre as portas nas categorias de base do Fut-7 para a chegada de meninas de 5 a 16 anos, que sonham em se tornar jogadoras de futebol de sucesso, como a Marta, Cristiane e Formiga, referências no futebol feminino.  

A Lusa percebeu a carência de oportunidades para o futebol feminino de base na Ilha do Governador. No novo projeto desenvolvido pelo clube, a ideia é trazer essas jogadoras insulanas bem novas para que o trabalho de base tenha reflexos evidentes no futuro nas categorias profissionais. Atualmente, meninos começam a treinar logo aos 7 anos e ao chegar aos 14, já possuem diversas características de jogo evoluídas. Para as meninas, o cenário é diferente e por isso, a Lusa quer mudar. Os treinos das categorias separadas por idade e categorias mistas acontecem às terças e quintas, a partir de 17h45, nos campos sintéticos.  

- O início tardio sempre atrapalhou a formação das meninas como atletas, criando um déficit no desenvolvimento, fato que é menos comum na modalidade masculina. É com uma visão diferente e inovadora, que a Lusa quer inverter a forma de pensar o futebol feminino no Brasil e começa a investir em treinamentos nas categorias de base logo no início. Agora, as meninas da Ilha podem procurar a Portuguesa para jogar futebol e aprender mais sobre este esporte, que é uma paixão nacional – comenta o presidente Marcelo Barros.  

A Lusa, inclusive, possui time profissional de futebol feminino e está confirmado para disputar o Campeonato Carioca da modalidade, que começa no mês de outubro. Na competição realizada este ano, mas que valia pelo Estadual Adulto 2020, a Lusa ficou na sexta colocação atrás apenas dos quatro times de maior investimento do Rio e do Boavista. A expectativa é de realizar novamente uma boa campanha. O time realiza peneira para atrair jogadoras acima de 18 anos, às quintas-feiras, a partir de 15h, no Clube de Empregados da Petrobrás, na Ilha do Fundão.  

Faça como a Alice e a Lívia, das categorias sub-7, a Angel e a Maryanna, do sub-9, a Jamile, do sub-11, e a Kaylane, do sub-15, e seja uma atleta de base do futebol de 7 lusitano. O clube oferece treino experimental. Para mais informações, falar com Marcus Menezes, gestor do fut7 da Lusa: 98805-6808.