Lusa

Futebol da Lusa resgata prestígio

Durante a década, a Portuguesa voltou ao cenário regional e nacional


Por André Oliveira

17/04/2020 - Edição 1985

Jogadores levantam a taça do bicampeonato da Copa Rio disputada em 2016
Jogadores levantam a taça do bicampeonato da Copa Rio disputada em 2016

Enquanto a sede da Associação Atlética Portuguesa segue à disposição das autoridades públicas para o combate ao novo coronavírus, os associados e diretoria rememoram os avanços conquistados em diversas áreas do clube durante a última década, desde que a diretoria Nova Lusa assumiu.

Nesta edição, o destaque é o departamento de futebol profissional da Lusa, que obteve importantes conquistas e resultados, especialmente nos últimos cinco anos. O presidente administrativo e vice-presidente de futebol, Marcelo Barros é um dos grandes responsáveis pelo atual momento do futebol lusitano. Desde 2011, quando a nova diretoria assumiu o clube, Marcelo é o encarregado da montagem do elenco e escolha da comissão técnica.

Os primeiros anos da década foram de reequilíbrio financeiro e de responsabilidade na contratação dos atletas. O trabalho começou a surtir efeito e os resultados positivos apareceram durante as competições. Em 2015, a principal meta foi alcançada: a Portuguesa conquistou a Taça Santos Dumont além do acesso para a 1ª divisão estadual. Neste mesmo ano, a equipe chegou à final da Copa Rio conquistando o vice-campeonato e herdando uma vaga no Brasileirão Série D.

A Lusa disputa partidas contra as principais equipes // Foto: Nathan Diniz

Desde então, a Lusa manteve o pé no acelerador e conseguiu ganhar o respeito dos torcedores e das equipes adversárias. O título da Copa Rio de 2016 comprova isso. Em 2020, o time completa cinco anos na elite do Campeonato Carioca tendo feito a melhor campanha em 2018, quando venceu do Vasco da Gama e empatou com Botafogo e Fluminense.

— Quando realizamos um trabalho sério e com bastante responsabilidade, os resultados aparecem. Hoje podemos dizer que a Lusa é uma das principais forças dos times de médio investimento do Rio de Janeiro, porque conquistamos isso por mérito e sempre respeitando a todos. Sabemos das nossas realidades, assim como temos ciência dos nossos objetivos, que é se consolidar no âmbito regional e nacional — conta Marcelo.

Atualmente, a Portuguesa-RJ ocupa a 111º posição no ranking de clubes da CBF atrás apenas de Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco da Gama, Volta Redonda e Boavista dos times do Rio de Janeiro. Isso se deve a sequência de disputas da Série D do Brasileiro. Em 2020 será a quarta disputa deste campeonato em cinco anos e o grande objetivo é ascender nacionalmente.

Jogadores comemoram a vaga na elite do Carioca

— Estamos brigando por esse acesso à Série C do Brasileirão e tenho plena convicção que com muito trabalho alcançaremos mais este objetivo. Queremos a Lusa cada vez mais forte disputando as competições de ponta do nosso futebol — afirma Marcelo.