Notícias

Fundão ganha o Programa Rio + Seguro

Três viaturas e 23 agentes farão a ronda e segurança das 6h às 24h


Por Tiago Netto

14/06/2019 - Edição 1941

Agentes em motocicletas fazem abordagem e patrulhamento pelas vias do Fundão
Agentes em motocicletas fazem abordagem e patrulhamento pelas vias do Fundão

O Programa Rio + Seguro foi inaugurado no Fundão, na sexta (7), e é resultado de uma parceria da Prefeitura da UFRJ com a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, cujo objetivo é diminuir os índices de criminalidade na Ilha do Fundão.

Inicialmente vão trabalhar no programa 23 agentes, 10 Guardas Municipais e 13 Policiais Militares, que agora ficam responsáveis pelo patrulhamento das 6h às 24h, de segunda a sexta e das 6h às 18h aos finais de semana. As rondas serão realizadas por três viaturas e quatro motocicletas.

13 policiais militares estão envolvidos no programa

— No ano passado com a intervenção federal, conseguimos zerar o número de criminalidade em nosso campus, mas quando perdemos esse apoio, os números começaram a aumentar. O Rio + Seguro nos traz um grande alívio — disse Paulo Mario, prefeito da Cidade Universitária.

O Rio + Seguro já funciona nos bairros de Copacabana e Leme e são subsidiados pela prefeitura do Rio de Janeiro. No Fundão, primeira região da Zona Norte a receber o programa, a UFRJ irá custear os gastos com investimentos de 2 milhões por ano. Em contrapartida, as câmeras de segurança do Fundão passarão agora a estar ligadas ao Centro de Controle Operacional da Prefeitura.

Também foi aberto um canal direto de comunicação de urgências entre a população e os agentes através do número de WhatsApp 99088-0088, cuja plataforma virtual deve ser utilizada para denúncias e pedidos de ajuda na área do Fundão.

Policiais do 17º BPM deslocados para patrulhamento na Ilha do Fundão, passam a trabalhar na Ilha do Governador, fato que gera uma expectativa positiva para os insulanos, pois reforça o contingente do 17º BPM.

Amêndola ao lado dos reitores e do prefeito da UFRJ

Na cerimônia de inauguração na sede da unidade do Rio + Seguro, estiveram presentes o Secretário Municipal de Ordem Pública, Paulo Amêndola; o Comandante do 17º BPM, CEL Carlos Henrique; o Delegado Titular do 37º, William Pena; Reitor da UFRJ, Roberto Leher, a Vice-Reitora Denise Fernandes, além de diversas autoridades civis e militares da Ilha do Governador e Ilha do Fundão.