29/11/2024 - Edição 2226
O advogado Franklin Barreto foi reeleito, na segunda-feira (25), presidente da 33ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na Ilha do Governador. Ele venceu a chapa concorrente, liderada por Elaine Nazareth, por 82 votos de diferença, o que garante sua permanência no cargo para o próximo triênio. Este será seu terceiro mandato consecutivo e consolida um trabalho que já soma seis anos à frente da subseção.
Franklin, que iniciou sua trajetória na OAB como estagiário, destacou sua dedicação à advocacia insulana e sua visão de unidade para a classe. “Acreditamos na máxima de que somos adversários políticos apenas até a eleição. Depois disso, somos todos colegas advogados. Desde que assumi, procuro atender a todos, sem distinção”, afirmou.
Ao longo de sua gestão, Franklin acompanhou e implementou transformações importantes na subseção. Ele relembrou o início da OAB-Ilha, que operava na antiga estação dos bondes, e ressaltou os avanços estruturais e tecnológicos alcançados ao longo de quatro décadas. A sede da subseção passou a contar com uma estrutura moderna, atualmente em fase de reforma para garantir maior acessibilidade e atender ainda melhor aos advogados.
— As melhorias na sede incluem a criação de um auditório com capacidade para 100 pessoas, cinco escritórios compartilhados equipados com computadores de última geração e uma sala de reuniões. Além disso, conseguimos ampliar o polo de peticionamento eletrônico, agora com 24 máquinas modernas, câmeras e microfones para facilitar a realização de audiências virtuais. A acessibilidade também está sendo priorizada, com a adaptação do prédio e a mudança do plenário para o pavimento térreo — disse Franklin
Franklin destacou que o objetivo é atender tanto aos advogados iniciantes quanto aos mais experientes. “Tentamos acolher o advogado recém-chegado e também motivar aqueles com mais de 30 anos de profissão, que podem estar um pouco desanimados. A OAB é para todos”, disse.
Com 33 comissões temáticas ativas, abrangendo áreas como direito penal, militar e do consumidor, a subseção da Ilha segue buscando representatividade e suporte para os profissionais da região. Este ano, a OAB-Ilha comemora 40 anos de existência.
Ao conquistar mais um mandato, Franklin Barreto reforça o compromisso com a advocacia local e o desejo de seguir transformando a subseção. “Conheço bem as demandas e acredito que ainda há muito a fazer. Vamos continuar trabalhando para fortalecer a advocacia na Ilha”, finalizou.