Notícias

Femi UP precisa de motoristas mulheres

Aplicativo de transporte feminino possui 24 mil passageiras cadastradas


20/05/2022 - Edição 2094

Parte da equipe de mulheres que formam o quadro de motoristas do aplicativo
Parte da equipe de mulheres que formam o quadro de motoristas do aplicativo

Segurança, tranquilidade e facilidade, esses são os três pilares que fazem parte da trajetória do Femi UP, aplicativo exclusivo para transporte de mulheres e crianças, desenvolvido há cerca de quatro anos na região, pela insulana Marcela Andrade, de 29 anos. Atualmente o serviço conta com 24 mil passageiras cadastradas através do grupo de WhatsApp, que funciona a qualquer momento do dia. O aplicativo pode ser encontrado na loja de aplicativo do celular: Femi UP – Passageira.  

A ideia de um transporte exclusivo do público feminino surgiu após Marcella ter sofrido, como motorista de aplicativo, diversos assédios por parte de passageiros do sexo oposto e até mesmo ter sido assaltada durante uma viagem. Ela conversou com amigas sobre esses casos e surgiu a ideia de criar um serviço mais seguro para preencher essa lacuna exclusiva para o público feminino. 

— Para se ter uma ideia, teve uma vez que estava voltando com um casal de Niterói e o rapaz no meio da viagem me mandava mensagens pelo aplicativo, mandando o número dele, dando em cima de mim, enquanto a esposa estava do lado dele. Fiquei extremamente desconfortável. Então, criei o Femi, que começou com uma postagem no Facebook, onde deixei o meu número informando que só transportaria mulheres e crianças. A ideia virou um sucesso e no primeiro dia já havia três grupos lotados com 256 mulheres em cada no WhatsApp — afirma Marcela Andrade.  

A integração entre a motorista e cliente é o diferencial

De acordo com Marcela, desde então o Femi Up busca um crescimento com intuito de trazer igualdade de gênero a este segmento predominantemente masculino e, ainda assim, atender as necessidades do universo feminino. Hoje, o aplicativo conta com 119 motoristas somente na Ilha do Governador. No entanto, este número, antes da pandemia, já foi de 200. Devido ao grande número de mulheres buscando atendimento devido aos casos diários de assédio nos demais aplicativos, o Femi Up está precisando de mais motoristas mulheres para atender a demanda. 

— Mulheres motoristas são bem-vindas como parceiras em nosso aplicativo. Temos nosso escritório na Rua Gentil Cardoso, 44, Portuguesa. Venham conhecer mais o Femi Up e ter todo o suporte no cadastro, ganhar camisas, brindes, kit femi e temos até premiações semanais. Além de segurança para a motorista, dá para tirar uma renda mensal muito boa — finaliza Marcella.