Notícias

Feira de Artesanato tem boas opções

Barracas funcionam aos sábados na Ribeira e expõem bons e criativos produtos


03/09/2021 - Edição 2057

Local reúne cerca de 30 expositores com produtos de alta qualidade
Local reúne cerca de 30 expositores com produtos de alta qualidade

O insulano que está em busca de bons produtos artesanais não pode perder a Feira de Artesanato e Cultura, que funciona aos sábados na Praça Iaiá Garcia de 9h às 18h. Lá o consumidor encontra excelentes itens feitos à mão por dezenas de artesãos locais. Além de bons produtos, a ida à Feira de Artesanato proporciona a oportunidade de um passeio agradável no fim de semana. 

A feira, que já existe na região há mais de cinco anos e conta com 30 estandes dos mais variados artigos artesanais. Vale destacar que todas as barracas seguem os protocolos de segurança estabelecidos pela prefeitura do Rio, com dois expositores por estande, produtos esterilizados e álcool gel à disposição dos clientes. 

— Eu sempre quando posso venho prestigiar a Feira de Artesanato. Sou frequentadora desde a época quando os encontros eram realizados na Praia da Bica. O trabalho artesanal me encanta e adoro usar um brinco ou uma pulseira, sabendo que naquele acessório teve uma pessoa por traz que se dedicou por alguns minutos para montá-lo. É muito legal essa relação — conta a insulana Isabela Simões, de 37 anos. 

Grande variedade é a marca registrada da feira

Neste mês a feira traz algumas novidades, entre elas o estande Solar da Magia, da insulana Clara Mello, que produz peças artesanais feitas a partir de resina. Outro destaque é o trabalho do casal Edilson e Dulce, que produzem produtos de marcenaria como mesas, placas de portas e bancos personalizados. Já Diogo Menezes e a sua barraca Insulano Bakery também faz sucesso com pães feitos a partir da fermentação natural da massa.

Uma comodidade implementada na feirinha é a opção da venda online e o delivery. Desde o fim de 2020 a organização abriu a possibilidade de vendas pela internet. Assim, o insulano pode conferir o catálogo da feira através do Instagram @artesanatoilhaoficial e fazer o pedido diretamente para o expositor, recebendo o produto em casa. O valor do frete é R$ 10 para toda Ilha. 

Para a coordenadora da feira Eliane Gomes, o cenário atual da cidade em relação à pandemia é animador, ainda que entenda que é preciso haver cautela na retomada das atividades. 

— A perspectiva que a gente tem é bastante positiva, porque percebemos que mesmo em tempos como esse que estamos vivendo, as pessoas não deixaram de frequentar e de participar da feira. Sentimos uma boa melhora em relação ao ano passado e, se a tendência se mantiver, podemos ter meses ainda melhores nas vendas — afirma Eliane com esperança.