União da Ilha

Fatumbi, a Ilha de Todos os Santos

Enredo escolhido para o próximo carnaval é reedição do samba de 1998


Por Lucas Dellatorres

23/10/2020 - Edição 2012

O desfile de 1998 agitou a Sapucaí e entrou para a história da União da Ilha // Foto: Wigder Frota
O desfile de 1998 agitou a Sapucaí e entrou para a história da União da Ilha // Foto: Wigder Frota

A União da Ilha divulgou durante uma live com o presidente Djalma Falcão, em seu perfil no Instagram, que reeditará o grande enredo “Fatumbi, a Ilha de Todos os Santos” que foi levado para a avenida em 1998. Quem assinará o desfile são os carnavalescos Severo Luzardo e Cahê Rodrigues. Para o próximo carnaval a agremiação aposta em mais um desfile opulente e na pegada afro para garantir o campeonato e retornar ao grupo especial.

O enredo de 1998 contou a história do fotógrafo francês Pierre Verger, que se converteu ao candomblé da Bahia depois de ler o livro “Jubiabá” do grande escritor Jorge Amado.

Quem conhece a escola, sabe que a comunidade sempre pede enredos afros. Em 2016, quando o carnavalesco Severo Luzardo entrou, ele fez questão de perguntar para a comunidade o que eles queriam para o desfile de 2017 e, grande parte, disse que queria um desfile afro e grandioso. Pois bem! Deu certo e a escola fez um ótimo desfile.

Agora é a vez da dupla Cahê e Severo apostar novamente em um desfile afro, só que com um samba que faz sucesso há mais de 20 anos e que foi pedido por muitos insulanos durante uma campanha nas redes sociais.

A festa de lançamento do enredo ainda não foi marcada, mas a escola está preparando uma grande apresentação para animar os integrantes da Ilha que, por conta da pandemia, ainda não foi definida se será em forma de live ou presencial.

Além disso, o presidente anunciou que na próxima semana vai lança o programa de sócio torcedor tão pedido pelos insulanos. Essa medida é uma forma de arrecadar recursos para a escola neste período de pandemia. Djalma também informou que o Departamento Cultural, tão importante dentro da escola será reestruturado, para alegria da galera.