Notícias

Família Casaes mantém tradição há 60 anos

Agora com o nome de Mercearia Casaes, açougue amplia freguesia


20/05/2022 - Edição 2094

Localizada entre as ruas Maldonado e Fernandes da Fonseca, a loja mantém a confiança da vizinhança entregando a mesma qualidade
Localizada entre as ruas Maldonado e Fernandes da Fonseca, a loja mantém a confiança da vizinhança entregando a mesma qualidade

Um dos estabelecimentos mais tradicionais da região completou 60 anos neste mês de maio e se consolida como uma antiga referência na Ribeira. Trata-se do comércio localizado na esquina das ruas Maldonado e Fernandes da Fonseca, antes conhecido como Açougue do Roberto, que recentemente tornou-se Mercearia Casaes, evidenciando o caráter familiar que fez o sucesso do negócio por seis décadas. 

Inaugurado em 1962, o então açougue inicialmente foi administrado por Roberto Casaes, junto com o pai Abner até 1989. Mas foi Roberto, um conceituado comerciante conhecido e respeitado pelos insulanos que tornou o local uma referência na Ribeira. Entretanto, Roberto morreu em fevereiro de 2020, em decorrência de uma pneumonia, pouco antes do início da pandemia da Covid-19. Desde então, a família assumiu a loja e hoje a esposa Rosalina e a filha Roberta estão à frente do empreendimento. 

E uma das mudanças que foram fundamentais para garantir a continuidade do negócio da família foi expandir as atividades. Antes centrada somente na venda de carnes, hoje ampliou a variedade e vende outros produtos como ovos, laticínios e bebidas, além dos cortes bovinos e suínos. 

— Com certeza a gente foi muito afetado com a alta de preços da carne e isso contribuiu para mudar a forma que hoje a população está se alimentando. Por conta disso a gente busca ouvir o que a clientela está procurando e atender essa demanda — explica Roberta. 

Apesar da mudança, a família Casaes não abdica dos valores que fizeram o sucesso do antigo Açougue da Ribeira e carrega esses princípios para esta nova etapa do empreendimento. 

— Nosso foco é manter o padrão de qualidade que marcou todos esses anos da loja com bom atendimento, cortesia, gentileza, além de produtos de boa qualidade. Queremos que o cliente saia satisfeito, sem ter o que reclamar — garante Roberta. 

Para ela, os principais desafios de hoje são dar continuidade ao comércio de maneira que permaneça tendo a preferência do público e introduzir outros membros da família para fazer parte do negócio e preservar a história da loja. 

— O açougue é praticamente a história de vida do meu pai Roberto Casaes. Ele tinha uma paixão enorme pelo negócio e dedicou muitos esforços para fazer a loja conhecida como é hoje. A gente não pode deixar esse legado acabar! — conta Roberta.