Notícias

Falta de vacinas preocupa a população

Prefeitura aguarda chegada de novas doses e diz que estoque só dá até sábado


12/02/2021 - Edição 2028

Equipes da área de saúde da prefeitura entregam rosa a idosa após imunização
Equipes da área de saúde da prefeitura entregam rosa a idosa após imunização

A vacinação ocorreu normalmente durante esta semana nos postos de saúde e as clínicas da família da região para as pessoas entre 89 a 85 anos.

A previsão era que a partir da próxima semana as pessoas entre 84 a 80 anos começassem o processo de imunização. No entanto, a prefeitura emitiu um alerta, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informando que a cidade corre o risco de parar a vacinação por falta de vacina. Há doses de imunização apenas até o sábado (13), quando está prevista a repescagem para idosos de 85 anos ou mais, que não puderam se vacinar durante a semana.

Em nota, a SMS afirma que conta com a chegada de novas doses a partir da próxima semana. Caso essa entrega não aconteça, o calendário de vacinação será interrompido até a chegada de novas doses. De acordo com o secretário Daniel Soranz, a ideia é usar as doses na maior velocidade e no menor tempo possível.

— A intenção é trabalhar com estoque baixo para que as pessoas tenham logo acesso à vacina. Esse é o nosso desafio de logística. Se tiver que interromper o calendário, é porque não temos doses, mas não deixaremos de priorizar a rapidez na imunização dos idosos. Se tiver dose não pensaremos duas vezes e iremos já disponibilizar à população. Sem burocracia — garante o secretário.

Drive-Thru está ao lado do Polo de Biotecnologia

O calendário chegou a ser antecipado na semana passada, em uma semana, por conta da promessa de chegada de novas doses da CoronaVac e da Oxford/ AstraZeneca. De fato, essas doses chegaram para o governo do Estado, mas a redistribuição para os municípios é considerada lenta. No sábado (6), o posto drive-thru, que vai funcionar somente aos sábados, na Cidade Universitária - na Av. Carlos Chagas Filho, 791 - ao lado do Polo de Biotecnologia vai funcionar para atender os idosos que perderam a data destinada à sua idade ao longo da semana.

A primeira idosa vacinada no drive-thru da Ilha do Fundão foi Emília Maria dos Santos, de 101 anos, sergipana que mora no Cocotá. Sua família não conteve a emoção ao ver ela sendo imunizada em um momento tão esperado desde março de 2020, quando começou a pandemia da Covid-19. Outro imunizado, foi o Márcio Silveira, de 91 anos, morador do Jardim Guanabara.

— Estou muito, muito feliz, por poder tomar essa vacina. É por mim e por toda minha família que cuidou de mim durante estes últimos meses para que a doença não me pegasse — conta, emocionado, Márcio.