Notícias

Falta de luz provoca acúmulo de prejuízos no Ilha Plaza

Lojistas e administração sofreram com apagões


09/08/2024 - Edição 2210

A constante falta de energia elétrica na região, tem gerado um cenário de caos e prejuízos significativos para comerciantes e clientes do principal centro comercial da Ilha do Governador. As recentes quedas de energia que forçaram o fechamento do Ilha Plaza Shopping em julho, por três dias (8, 19 e 31), e em agosto na sexta, dia 2, escancara a fragilidade da infraestrutura elétrica da região, que gera impactos devastadores para a economia local e prejuízos financeiros incalculáveis.  

Os comerciantes do Shopping enfrentam um verdadeiro pesadelo com as quedas de energia. A administração do Ilha Plaza revelou que o fechamento prolongado resultou em perdas incalculáveis, uma vez que a interrupção das operações causou uma queda drástica nas vendas nos dias de fechamento devido as constantes quedas de energias que, segundo eles, são diárias. Cada dia sem funcionar representa um rombo nas finanças dos lojistas, que já lutam para se reerguer em meio a um cenário econômico desafiador. 

— Assim como os demais shopping, o Ilha Plaza possui um gerador que atende a iluminação das áreas comuns, de emergência e equipamentos de deslocamento vertical. Dessa forma, as ocorrências de falta de energia impactam diretamente o funcionamento das lojas do empreendimento. É um impacto direto nas vendas — afirma o superintendente do Ilha Plaza, Jeanderson.  

Os restaurantes e estabelecimentos de alimentação sofrem um impacto adicional as demais lojas, já que sofrem também com os riscos da perda de alimentos perecíveis devido à falta de refrigeração adequada. Como a falta de energia ocorre sem aviso prévio e a qualquer hora do dia, não há como se programar.  

— É uma situação chata que estamos vivendo, especialmente no mês passado quando o Shopping foi obrigado a ficar fechado por dois dias. O impacto não é só na perda de alimentos perecíveis ou do fluxo de shopping, como também, para nós do ramo de alimentação, que é o delivery. Nas últimas semanas a luz acaba e até retorna com uma certa rapidez, mas acaba que sempre atrapalha, afinal não conseguimos atender ninguém mesmo no curto espaço de tempo — afirma Edvaldo Sabóia, gerente da franquia Spolleto.  

Os longos períodos sem energia se tornaram uma realidade inaceitável para os lojistas e consumidores do Ilha Plaza Shopping. A falta de uma solução rápida e eficaz por parte da concessionária de energia, a Light, torna a situação insustentável.  

— O Shopping sempre busca ter uma relação harmoniosa e de construção de soluções com os nossos steakholders, mesmo em situações delicadas. Junto à Light não é diferente. O importante para todos é o funcionamento completo do shopping, pois ele é também um importante local de lazer, serviços e compras para a população local e faz parte da rotina dos moradores — finaliza o superintendente.