Boca no Trombone

Exposição retrata os 456 anos da Ilha

Polo Cultural realiza evento na Biblioteca do Cocotá durante setembro


15/09/2023 - Edição 2163

Maquete da Igreja Nossa Senhora da Ajuda, na Freguesia, é um dos destaques
Maquete da Igreja Nossa Senhora da Ajuda, na Freguesia, é um dos destaques

O Polo Cultural da Ilha está promove uma interessante exposição gratuita na Biblioteca Euclides da Cunha, localizada no Aterro do Cocotá, próximo ao Camelódromo, celebrando os 456 anos da Ilha do Governador. A exposição, intitulada "Viva Ilha 456 anos", é uma homenagem única à região, destacando não apenas a história, mas também sua cultura carnavalesca. 

Pela primeira vez, as escolas de samba e os blocos carnavalescos da Ilha do Governador recebem destaque em uma exposição, mostrando a importância dessas manifestações culturais para a comunidade local. 

— De segunda a sexta, das 9h às 17h, estamos com a exposição no térreo da Biblioteca do Cocotá, que é o templo da cultura e educação da Ilha, então nada mais do que especial escolher este local pra contar a história de 456 anos. Estamos com a temática do carnaval tão presente na vida da Ilha — disse Marcelo Mendes.  

A exposição apresenta uma variedade de atrações, incluindo homenagens à escola de samba União da Ilha do Governador, ao Bloco carnavalesco Tribo Cacuia, e a Acadêmicos do Dendê, além de uma exposição de Playmobil feitas pelo professor Juberto Santos, maquetes da Igreja Nossa Senhora da Ajuda, Relógio do Cacuia e Pedra da Onça, produzidos pela artista Luciana Mendes, cujas obras que representam os pontos turísticos especiais da região. Também estão em exibição diversos quadros que retratam paisagens da ilha, parte do projeto "Pintando a Ilha", e caricaturas de personalidades locais. 

— Os brinquedos me ajudam a contar essa linda história que temos na nossa região. É um prazer ajudar o Polo Cultural nesta exposição. Assim como ensino nas salas de aula da Ilha, agora posso abrir essa vertente de ensino para todos os moradores que visitarem a exposição — disse Juberto.  

A exposição permanecerá em exibição até o dia 29 de setembro, com entrada franca, proporcionando uma oportunidade imperdível para os moradores da Ilha e visitantes celebrarem juntos o aniversário da região. O Polo Cultural Ilha convida toda a população insulana a participar desta celebração especial.  

— Não deixe de conferir essa exposição única que destaca a rica história e cultura da Ilha do Governador. Todos nós somos orgulhosos de compartilhar nossa vida, nossos melhores momentos, nesta região, que tanto amamos, crescemos, vivemos e cultivamos nossas amizades — destaca Marcelo Mendes.