Notícias

Evento LGBTQIAPN+ no Aterro do Cocotá

Movimento inédito na Ilha contou com shows artísticos e danças


Por Michel Costa

05/07/2024 - Edição 2205

No sábado, dia 29, o Aterro do Cocotá celebrou a diversidade com a primeira parada LGBTQIAPN+ da Ilha do Governador. Organizado pelo grupo "Encontro das Cores", o evento, segundo os organizadores, comemorou o mês do orgulho e serviu como um instrumento de mudança, resistência e inclusão social para a comunidade. 

O evento contou com DJs, apresentações artísticas e danças que reuniram uma multidão na área das pistas de skate do Aterro do Cocotá. Bandeiras e barracas com o tema LGBT decoraram o ambiente, atraindo participantes de diferentes idades, classes sociais e origens culturais. 

— É muito importante que seja realizado eventos como a parada LGBTQIAPN+ no Aterro do Cocotá, que tem um ótimo espaço para isso. Além da celebração do orgulho, a gente movimenta a economia da Ilha, diversos empreendedores estão trabalhando aqui hoje — afirmou Nathalia Magalhães, integrante da comissão de diversidade sexual da OAB Ilha. 

Além de celebrar a diversidade, o evento teve um propósito solidário ao servir como ponto de arrecadação de mantimentos destinados ao Rio Grande do Sul. Em parceria com o CAPS e a Fundação Oswaldo Cruz, foram oferecidos gratuitamente atendimento psicológico não apenas para o público-alvo do evento, mas também para todos os moradores da Ilha. 

— É um momento histórico para a nossa região, tendo em vista que nunca tivemos uma parada LGBT na Ilha. É um dia para comemorarmos a existência desse movimento e mostrar que a gente existe, que a gente vive e esperamos que a visão homofóbica de algumas pessoas sobre nós mude — disse Bayron Teixeira, fundador do grupo "Encontro das Cores". 

A celebração contou com a presença da Polícia Militar, que assegurou a tranquilidade durante a manifestação cultural entre os participantes da comunidade insulana, onde predominaram a alegria e a animação. Segundo os coordenadores do evento, foi montado um esquema preventivo de segurança, devido a ameaças recebidas pelos organizadores após a divulgação nas redes sociais. E felizmente tudo ocorreu em clima de paz.